Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Palestra da Santo Antônio Energia em evento nacional de ictiologia


 Palestra da Santo Antônio Energia em evento nacional de ictiologia - Gente de Opinião

Ações de conservação da ictiofauna da hidrelétrica Santo Antônio
são mostradas no maior evento de estudiosos de peixes do país

Os trabalhos de conservação da ictiofauna da hidrelétrica Santo Antônio foram apresentados na tarde de hoje, quarta-feira, dia 4,  no XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia que está ocorrendo em Recife, Pernambuco. O evento, que começou no domingo e continua durante toda a semana, é o maior encontro de estudiosos de peixes do país e conta com a participação de especialistas, pesquisadores, professores e estudantes de instituições brasileiras de todos os Estados do Brasil e de 15 países.

Na ocasião, a bióloga, analista Socioambiental da Santo Antônio Energia,  Marcela Velludo, que é Doutora em Ciências com ênfase em Ecologia e Recursos Naturais, ministrou uma palestra detalhando, principalmente, o funcionamento do Sistema de Transposição de Peixes (STP) do empreendimento, que permite que os peixes ultrapassem a barragem da hidrelétrica na época da piracema e sigam normalmente o seu curso pelo rio. A bióloga também destacou os trabalhos de resgate de peixes que foram feitos nas barragens provisórias da hidrelétrica, que são chamadas de ensecadeiras, e os resgates que acontecem atualmente nas unidades geradoras, quando há a necessidade de parar as turbinas devido a alguma manutenção ou inspeção.

Gente de Opinião

A grandiosidade do empreendimento e de todos os trabalhos executados chamaram a atenção do público. A estudante do terceiro período de Biologia de uma universidade do Sergipe, Tácita Mykaelly, revelou ter ficado admirada. “Conseguimos perceber a preocupação da hidrelétrica com a conservação de peixes. Acredito que tudo isso que vocês estão fazendo deve servir de exemplo para outras usinas”, afirmou.

O biólogo Alexandre Peressin, que trabalha em hidrelétricas nos rios Paranaíba, Rio Grande e São Francisco, em Minas Gerais, também ficou surpreso. “Eu trabalho em usinas com até seis turbinas. Participar dessa palestra e conhecer o trabalho de vocês em uma hidrelétrica que terá 50 turbinas me faz perceber o tamanho deste grandioso desafio”, declarou.

O Encontro Brasileiro de Ictiologia tem divulgado  novos conhecimentos e inovações para subsidiar trabalhos que contribuam para a manutenção da extraordinária diversidade de peixes existente no Brasil. O evento, que termina na sexta-feira, está sendo organizado pela  Sociedade Brasileira de Ictiologia em conjunto com a Universidade Federal Rural de Pernambuco. A Santo Antônio Energia é uma das apoiadoras.

Fonte: Carla Nascentes
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)