Terça-feira, 7 de junho de 2016 - 19h04
|
O palestrante Flávio Araújo disse que a questão ambiental é inerente à própria cidadania |
Em homenagem à Semana Nacional do Meio Ambiente, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), por meio da Secretaria Geral de Controle Externo/Diretoria de Controle Ambiental (SGCE/DCA), realizou nesta terça-feira (7), em seu auditório, uma programação especial para servidores e estagiários.
Abrindo o evento, o conselheiro presidente Edilson de Sousa destacou a preocupação que todos devem ter com a questão ambiental, não só no âmbito institucional, mas no dia a dia, adotando-se uma postura ecologicamente responsável: “Geralmente só tomamos cuidado de algo quando o perdemos, mas não deve ser assim. É fundamental estarmos atentos a todos os meios possíveis para reduzir o impacto sobre a natureza”, disse.
O conselheiro presidente Edilson de Sousa citou
ações sustentáveis realizadas pelo TCE-RO
No que se refere à gestão do TCE-RO, o conselheiro presidente citou ações de cunho administrativo, tecnológico e jurisdicional que têm contemplado o uso racional e sustentável dos recursos naturais, frisando, em especial, a realização do fórum em comemoração aos 33 anos do Tribunal, que teve como temática a sustentabilidade como vetor da administração pública.
PALESTRA
Em continuidade à programação especial da Semana do Meio Ambiente no TCE, houve ainda a exibição de vídeo alusivo ao tema, além da apresentação da palestra “Boas Práticas”, pelo servidor do Tribunal de Justiça (TJ-RO), Flávio Araújo, especialista em eficiência energética.
Entre outros aspectos, foi citada a questão ambiental como inerente à própria cidadania, a partir da interpretação do preceito constitucional de que todos têm direito a um meio ambiente equilibrado.
“A responsabilidade socioambiental não deve ser uma pauta apenas dos órgãos públicos ou da iniciativa privada, mas de todos nós, cidadãos, pois o que está em jogo é o futuro da geração atual e das que ainda virão”, acentuou o palestrante, que ainda desenvolveu uma dinâmica com foco na reflexão sobre a importância da participação de cada um na preservação ambiental.
Encerrando o evento, houve o plantio de mudas de árvores na área externa do complexo de prédios do TCE, além da distribuição de plantas nativas da região Norte, como açaizeiro, além de árvores frutíferas, a exemplo do tamarindo, graviola, jambo, e nobres, como o ipê amarelo e roxo.
Fonte: Ascom TCE-RO
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro