Quinta-feira, 2 de outubro de 2008 - 18h17
A pesquisadora da Embrapa Rondônia, Vânia Beatriz de Oliveira, foi contemplada com o prêmio amazonense Professor Samuel Benchimol pelo programa “Educomunicação Científica”, desenvolvido com estudantes do Ensino Fundamental de comunidades do Rio Madeira, em Porto Velho – RO. Ao todo 162 propostas concorreram ao prêmio, que é dividido em quatro categorias: Ambiental, Econômica – Tecnológica, Social e Personalidades. Seu principal objetivo é a identificação de projetos que promovam o desenvolvimento sustentável da região Amazônica.
Vânia Beatriz desenvolve trabalho com educação ambiental junto a escolas. |
A cerimônia de premiação acontece ainda este mês em Tocantins. Além da pesquisadora, o projeto envolve os pesquisadores e empregados da empresa, César Teixeira, Cléberson Fernandes, José Roberto Vieira, e Wilma Inês de França. São parceiras do projeto a Secretaria Municipal de Educação do Estado, SEMED, a Emater e a faculdade Uniron.
O objetivo do projeto é proporcionar a inclusão social de jovens rurais , por meio do desenvolvimento de atividades educacionais e de comunicação para a divulgação científica, preparando-os para atuar como jovens cientistas e como comunicadores das ações de pesquisa desenvolvidas na comunidade, contribuindo assim para a popularização da ciência e fortalecimento da cidadania.
A educomunicação é toda ação comunicativa desenvolvida no espaço educativo. A proposta metodológica de educomunicação para a divulgação científica está baseada na comunicação grupal e na linguagem audiovisual; na qual se utiliza música popular brasileira para estimular a discussão e a reflexão sobre a temática ambiental, em grupos de estudo. Também promove a organização e disseminação de informações, em linguagem acessível, sobre questões socioambientais, a partir da compreensão de como e para que “se faz ciência”, e qual a sua aplicabilidade no dia-a-dia do cidadão comum.
Prêmio
Instituído em 2004, o Prêmio Professor Samuel Benchimol é uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Banco da Amazônia e as federações de indústrias da região Amazônica.
Na terceira edição do prêmio, em 2006, a Embrapa Rondônia, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conquistou o primeiro lugar nesta mesma categoria com o pesquisador César Augusto Domingues Teixeira, com o projeto" Desenvolvimento de inseticidas Botânicos por Tecnologia de baixo custo para Agricultores Familiares".
Fonte: Embrapa Rondônia
Daniela Garcia Collares (MTb/114/01 RR)
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro