Quinta-feira, 21 de junho de 2012 - 07h22
Rio+20
Vladimir Platonow
Agência Brasil
Rio de Janeiro – Os presidentes do Chile, Sebastián Piñera, e do Uruguai, José Pepe Mujica, alertaram em seus discursos, durante a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que medidas imediatas precisam ser adotadas para garantir a sustentabilidade nos países sul-americanos.
Piñera chamou a atenção para os sinais que já aparecem na natureza, em forma de aviso, para que a humanidade tome providencias. “A natureza há muito tempo está dando sinais angustiantes de prevenção, para nos motivar a mudanças de rumos. Não podemos continuar a fazermos as coisas como fizemos nos últimos tempos. Temos que pegar o touro a unha e mudar os rumos do desenvolvimento em nosso continente. Se isso não acontecer, é provável que muitas espécies vão deixar de existir. Não podemos continuar perdendo biodiversidade, ecossistemas, contaminando água, ar e terra da forma como fizemos nos últimos anos”, alertou Piñera.
Para o presidente chileno, o tempo está se esgotando. “O tempo não é nosso aliado. Ele é o nosso juiz e exige com urgência que desta cúpula do Rio saiam frutos fecundos. Muitos dos problemas que temos de enfrentar não podem ser enfrentados por um país por maior que seja, como a poluição do ar, o aquecimento global, o crime, o narcotráfico. Só poderemos enfrentar esses problemas com eficácia se fizermos isso unidos e com coordenação”, disse.
Para o presidente do Uruguai, Pepe Mujica, a solução do problema ambiental passa pela reavaliação do sistema econômico em que vivemos. “Toda esta tarde falou-se de desenvolvimento sustentável e de tirar grandes massas da pobreza. O que vai por nossas cabeças? O modelo de desenvolvimento de consumo das sociedades ricas. O que aconteceria a este planeta se os hindus tivessem a mesma proporção de carros que os alemães? O mundo tem hoje os elementos materiais para possibilitar que 7 ou 8 bilhões de habitantes tenham o mesmo potencial de consumo e de desperdício que as sociedades ocidentais ostentam?”
O presidente uruguaio concluiu dizendo que é preciso mudar a lógica do desenvolvimento, que hoje é governado pelo mercado. “Estamos governando a globalização ou será que é a globalização que nos governa? O problema é o mercado, o hiperconsumo. Não se trata de propor voltar ao homem das cavernas e ter um monumento ao atraso. Não podemos ser governados pelo mercado. Temos é que governar o mercado”, ressaltou Mujica.
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament
O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual
Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação
O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se