Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

PLANTIO DE MUDAS E CONCURSO MARCAM DIA DA ÁRVORE


PLANTIO DE MUDAS E CONCURSO MARCAM DIA DA ÁRVORE - Gente de Opinião 

Sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância das árvores e dos mananciais hídricos. Foi com esse propósito que a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, realizou o plantio de 1.283 mudas  nativas e frutíferas no entorno do igarapé de Nova Mutum Paraná e um concurso de desenho, redação e paródia nas escolas da região. Por meio do Programa de Educação Ambiental desenvolvido pela empresa, a ação envolveu alunos e professores locais, cooperados rurais e a comunidade em geral. A iniciativa aconteceu no dia 20 e fez alusão ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro.

O plantio de mudas em Nova Mutum Paraná ocorre anualmente desde 2010. Neste ano, o tema “Plante e Cuide: nossa comunidade precisa desta energia pura”, teve o intuito de chamar a atenção para a responsabilidade de cada um no cuidado com o ambiente em que se vive. O Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, Veríssimo Neto, explica que o objetivo é promover entre a comunidade a conscientização sobre a preservação do meio ambiente. “A ESBR entende que é de suma importância uma ação como esta, principalmente com o envolvimento da população, onde estamos promovendo a recuperação da área verde deste igarapé”, destaca.

A ação teve a parceria da Cooperativa dos Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU), que fez a doação de todas as mudas, além de equipe técnica para apoiar o plantio. Segundo o Gerente Geral da COOPPROJIRAU, Diego Solidera, a área a ser restaurada tem três hectares de extensão e o resultado do plantio poderá ser visto ao longo de um ano. “Ano que vem vamos realizar o evento novamente e teremos um comparativo desse trabalho. Durante esse período, a Cooperativa fará a manutenção junto com os seus colaborares retirando plantas indesejáveis e até mesmo implantando contorno contra queimadas, como aceiro, roçagem manual, entre outros”, detalha.

O Observatório Ambiental Jirau foi mais um parceiro que somou para o sucesso da iniciativa. De acordo com a Coordenadora de Campo do Programa de Educação Ambiental, Sirley Camacho, trazer mais verde para Nova Mutum Paraná e estimular a consciência ambiental é o foco principal do trabalho. Ao longo das edições, os resultados têm sido positivos junto à comunidade e meio ambiente. “Temos visto o interesse da comunidade em contribuir com o plantio de mudas em suas casas e na preservação dos canteiros. O tema dessa edição motiva todos a dar continuidade neste trabalho: plantar e cuidar”, enfatiza Sirley.

Já o Diretor da Escola Municipal Olympia Salvatori (Comunidade Jirau), José Rodrigo da Silva Rondon, conta que foi a primeira vez que os alunos participam da ação, mas já praticam essa ideia em Jirau. “Essa iniciativa só vem fomentar o trabalho sobre educação ambiental que realizamos com os alunos por meio do plantio de hortas”. Além desta escola, o Colégio Einstein de Nova Mutum Paraná também participou com os seus alunos.

Concurso de desenho, redação e paródia

As comemorações foram concluídas no dia 21, quando  os alunos do Colégio Einstein e crianças da Creche Encantos de Mutum participaram do concurso de desenho, redação e paródia voltado ao tema “Dia da Árvore”. Houve premiação e os autores dos trabalhos vencedores receberam jogos pedagógicos, bicicletas, entre vários outros prêmios patrocinados pela Energia Sustentável do Brasil.

 As paródias foram apresentadas ao vivo e emocionaram os pais e alunos que prestigiaram o evento, realizado na sede do Observatório Ambiental Jirau. O aluno do nono ano do Colégio Einstein, Gabriel Mota, ganhador do primeiro lugar na categoria paródia, conta que não encontrou dificuldade em escrever a letra da música, feita em parceria com uma amiga. “O tema já é muito discutido, por isso ficou mais fácil. Acredito que uma ação como esta é importante, pois estimula a conscientização, além de promover o talento dos alunos”, declara. Brincadeiras e distribuição de guloseimas também fizeram parte da programação. (Fonte: Ascom)

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)