Domingo, 6 de junho de 2021 - 09h06
Um espaço de uso coletivo para prática de esporte e lazer mais arborizado. Essa foi à proposta da ação de abertura da Semana do Meio Ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, realizada pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), juntamente com a prefeitura e parceiros que fizeram em conjunto o plantio de mudas nativas que atraiu crianças e adultos ao Skate Park, na manhã deste sábado (5), em Porto Velho.
Para o secretário da Sedam, Marcílio Leite Lopes, a iniciativa significa mais qualidade de vida para a população e preservação dos recursos naturais. A programação está dentro da proposta sugerida pelo Ministério do Meio Ambiente de restauração dos ecossistemas. ‘‘A Semana do Meio Ambiente é comemorada a nível mundial, e por orientação do governador Marcos Rocha a nossa intenção é tornar a proposta dessa semana cada vez mais presente no nosso dia a dia, especialmente tornando as práticas de educação ambiental mais efetivas e pragmáticas’’, disse o secretário.
Ele aproveitou para destacar que está sendo idealizado um grande programa de plantio de árvores no Estado, e envolverá os 52 municípios. ‘‘Nossas ações são de defesa ao meio ambiente em diversas frentes, ou seja, no combate ao desmatamento, queimadas ilegais, enfim, a intenção é diminuir os impactos humanos na natureza e ao mesmo tempo recuperar áreas degradadas, tanto que estamos com planejamento de um programa em conjunto com as prefeituras e outras instituições no sentido de ter uma ação de recuperação de nascentes, cursos d´água e matas ciliares, uma reposição de árvores para ajudar pequenos produtores. Também vamos aumentar muito nossa assistência a viveiros municipais’’, explica.
O plantio de mudas está diretamente relacionado à preservação dos recursos hídricos, o que recebe uma atenção especial do Estado. ‘‘O governador Marcos Rocha se preocupa com os recursos hídricos, e nós vamos trabalhar para acelerar muitos processos de recuperação de recursos hídricos nos municípios, especialmente nas micro bacias que estão mais degradadas’’, afirma o secretário, destacando que além do trabalho empenhado da Sedam, a proteção do meio ambiente precisa contar com a conscientização ambiental de toda a sociedade.
A coordenadora da Educação Ambiental da Sedam, Maricélia Cantanhêde, enfatizou que o plantio faz parte de uma intensa programação da semana alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, sendo que a maioria das atividades ocorrerão de forma remota em consideração aos protocolos de segurança decorrentes da pandemia. ‘‘Nossa intenção é estimular uma consciência crítica em favor da questão ambiental. Houve hoje o plantio simbólico de cerca de 50 mudas de Cerejeiras, Pata de Vaca, Ipê Roxo, Andiroba e Cojoba que vão trazer melhoria da estabilidade climática, da qualidade do ar e harmonização paisagística’’, argumentou.
O secretário defendeu que as crianças, assim como a população de toda a idade sejam envolvidas na educação ambiental de tal forma que se tornem defensoras do meio ambiente. Ele ainda declamou o poema de autoria do pai para sensibilizar a população à consciência crítica sobre a causa ambiental. ‘‘Eu sou a sombra frondosa em forma de coração, a todos dou acolhida. Não importa a cor ou nação, sendo pobre ou rico, eu não faço distinção’’, parte do poema citado pelo secretário em homenagem.
Ter um meio ambiente equilibrado é um direito garantido na Constituição Federal, no artigo 225 que diz: ‘‘Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações’’.A pequena Luna Leite, 6 anos, filha do secretário, e que esteve representando a futura geração no ato, juntamente com outras crianças que participaram do plantio, destacou o cuidado que cada um precisa adotar com o meio ambiente. ‘‘Nós temos que proteger e cuidar do nosso meio ambiente, se não as plantas vão ficar muito tristes sem água’’, ressaltou Luna.
QUALIDADE AMBIENTAL
A ação do plantio para que haja mais espaços para acolhimento embaixo do sombreamento das árvores também foi apreciada pela população que frequenta o Skate Park. ‘‘Podemos perceber muita diferença, se compararmos um lugar de prática de esporte sem e com a presença de árvores. Onde não há arborização o sol escaldante é insuportável, já em locais arborizados é gostoso de ficar’’, avalia o servidor público Reginaldo Rodrigues.
‘‘Árvore é tudo. Desta forma, havendo o plantio não há duvidas de que o meio ambiente e a humanidade agradecem, pois com árvores às margens dos rios, eles se mantém cheios’’, considera a estudante de biologia Cátia Cilene Rego Cavalcante.
A ação contou com apoio da Prefeitura de Porto Velho por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema); Fundação Nacional de Saúde (Funasa); Porto Velho Shopping; e Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBM/RO). ‘‘É uma ideia que está sendo desenvolvida em todo país, onde envolve Governo Federal, Governo Estadual e a prefeitura. Porto Velho que está recebendo essa ação, é uma cidade que apesar de estar no centurão verde, núcleo da Amazônia brasileira, não é arborizada, por isso se faz necessárias ações como essa, e vem somar com o nosso planejamento para criar o projeto Porto Velho Mais Verde’’, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente Alexandro Miranda Pincer.
‘‘O Corpo de Bombeiros fica muito satisfeito em participar dessa ação ambiental, pois sempre estamos presentes nas ações sociais planejadas pelo Governo de Rondônia. Apoiamos e participamos, pois aprendemos dentro da caserna que é preciso dar exemplo para a sociedade. Nosso lema é vida alheias riquezas salvar, e vida também engloba o meio ambiente’’, disse o sargento do CBM/RO, Tijoio Pedrosa.
‘‘Nós acreditamos que a educação é a mola propulsora para o desenvolvimento, e essa comemoração de 5 de junho foi criada 1972, a partir da Conferência de Estocolmo, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). É um dia marcado para sensibilizar o mundo sobre a importância da preservação ambiental’’, informa a coordenadora da Educação Ambiental da Sedam, Maricélia Cantanhêde.
O secretário estadual de Meio Ambiente agradeceu aos parceiros pelo alinhamento em prol da causa ambiental e reforçou que cada vez mais a Sedam está empenhada em ampliar a conscientização quanto aos direitos e deveres em relação ao meio ambiente de forma que se fortaleça o uso sustentável dos recursos naturais.
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro