Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Plantio Participativo da prefeitura inicia nesta quinta-feira pelo Canal dos Tanques


Plantio Participativo da prefeitura inicia nesta quinta-feira pelo Canal dos Tanques - Gente de Opinião
 
Lançado na última semana, o projeto Plantio Participativo começa a ser executado a partir desta quinta-feira, 23, pela Prefeitura de Porto Velho. São 16 mil mudas de diversas espécies de árvores ornamentais e frutíferas que serão plantadas na área urbana da capital e nos distritos da BR 364 e do Baixo Madeira.

O plantio iniciará pelo Canal dos Tanques no trecho em que a Área de Proteção Permanente (APP) corta a cidade no bairro Liberdade, no perímetro entre as avenidas Álvaro Mais, Guanabara e Getúlio Vargas. Com o projeto, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) pretende mobilizar a comunidade em geral e demais órgãos afins da espera federal, como o Ibama, o Exército (17ª Brigada) e a Aeronáutica (Base Aérea), e os estaduais (Sedam e Batalhão Ambiental da Polícia Militar).
“Vamos também envolver os alunos das escolas municipais, estaduais e particulares. Queremos massificar o projeto em meio a comunidade estudantil para que os estudantes sejam multiplicadores desse projeto que visa o embelezamento da cidade”, afirmou o secretário Edjales Brito, da Sema.

Nesta quinta, além do plantio, o município iniciará também as campanhas educativas previstas no projeto. A ação será desenvolvida ao mesmo tempo nos estabelecimentos de ensino localizados nas imediações da Área de Proteção Permanente.

A Prefeitura de Porto Velho lança agora na segunda quinzena de março, em data ainda a ser definida, o programa de plantio que visa melhorar a paisagem urbana da cidade. Para este ano a previsão é que sejam plantadas 16 mil mudas na cidade e também nos distritos do Baixo Madeira e do eixo da BR 364. O secretário Edjales Brito adiantou ainda que o grande diferencial do Plantio Participativo, será a adoção de uma técnica que será utilizada pela primeira vez em Porto Velho, e que foi importada de Buenos Aires, capital da Argentina. “Por esse novo sistema o espaço onde são plantadas as mudas é menor do que os tradicionais. É um retângulo de cerca de um metro por oitenta centímetros. No centro são colocadas hastes para sustentar a muda. A árvore é plantada com uma cinta de borracha ao redor. Conforme a árvore vai crescendo a borracha vaio se dilatando e não fere o caule da muda”, explicou o secretário.


Fonte:  Joel Elias | Fotos: Arquivo/Comdecom


 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)