Sexta-feira, 23 de novembro de 2007 - 14h48
O major Josenildo Jacinto do Nascimento, comandante do Batalhão de Polícia Militar Ambiental e o PM ambiental Rosenildo Pereira vão participar do VII Curso de Aperfeiçoamento em Direito Ambiental, oferecido pelo Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), através do Programa Caleidoscópio.
O curso será ministrado em Guajará-Mirim, RO, no período de 25 de novembro a 02 de dezembro de 2007, com objetivos de oferecer as ferramentas jurídicas disponíveis para a preservação do meio ambiente, tornando os participantes aptos a definir áreas de ação prioritária, por meio de uma visão estratégica do processo, incluindo mecanismos de prevenção e repressão às infrações e aos crimes ecológicos.
Ainda com a meta de preparar advogados e demais profissionais da área jurídica para a obtenção de resultados efetivos em ações ambientais no Brasil, a expectativa é que os participantes reflitam de modo crítico e multidisciplinar, para entender melhor o panorama da conservação da natureza e os sistemas nacional e regional de política ambiental.
Bacharel em Direito, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior, o major Josenildo Nascimento, tem como área de desafio para a realização do curso, o avanço do desmatamento, pressão fundiária sobre áreas protegidas, urbanização sem critério ambiental, em especial a aplicação do direito na esfera administrativa e criminal atinentes aos casos de degradação do meio ambiente.
O bacharel em Direito, PM Rosenildo Pereira, tem como principal área de desafio, combater desmatamentos, queimadas e poluição de qualquer natureza.
Coordenação Acadêmica
O Coordenador Acadêmico do curso é Aurélio Virgílio Veiga Rios, Subprocurador Geral da República, responsável pela elaboração do plano de ensino e a programação, além de acompanhar o curso do ponto de vista didático, garantindo a sua qualidade acadêmica.
Equipe de Professores
Os instrutores e palestrantes contratados são advogados, promotores, procuradores, professores universitários e pesquisadores, todos especialistas e atuantes na área de direito ambiental no Brasil.
Fonte: Marlene Mattos
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro