Quarta-feira, 5 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Prefeitura anuncia produção de 300 mil mudas em 2018


O Parque Natural de Porto Velho deverá produzir, em 2018, cerca de 300 mil mudas de plantas frutíferas e nativas dentro do programa Cidade Verde, da prefeitura. O anúncio foi feito na última sexta-feira (2) pelo subsecretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Robson Damasceno, durante entrega de 40 mil mudas para recomposição de áreas degradadas, reservas legais, matas ciliares e fomento à agricultura familiar.

Essa expectativa tem como base resultados obtidos pelo Cidade Mais Verde, maior programa do gênero na Amazônia, proposta de governo do prefeito dr. Hildon Chaves, em cumprimento ao Código Florestal sobre recuperação de APP (Área de Preservação Permanente), recursos hídricos e solo.

O secretário Robson Damasceno disse que, com as doações, a prefeitura zera o deficit, não ficando remanescência. “Em parceria com o Governo do Estado, nós reformulamos e ampliamos a capacidade do Viveiro Municipal para 300 mil mudas, o que representa mais qualidade de vida à população, correção de solo, recuperação de APPs e consolidação do paisagismo da cidade”.

Crédito

Outra informação importante passada pelo titular da Sema, é o fato de que, aderindo ao programa Cidade mais Verde e recuperando áreas degradadas, os proprietários estarão aptos a receber recursos para investimento em suas propriedades. Damasceno lembrou ainda que, em 2017, o viveiro municipal produziu 147 mil mudas para uma meta de 250 mil árvores produzidas e plantadas nas áreas urbanas e rural da cidade, o que será superado neste ano.

Ainda de acordo com o secretário, que representou o prefeito dr. Hildon no ato, a distribuição de mudas contribui também para a consolidação de Porto Velho como uma das maiores produções agropecuárias do país. “A prefeitura estará fazendo história no município com a produção de 300 mil mudas em 2018”, disse.

Produtor

Entre os que receberam mudas estava Vera Lúcia Cruz Bernardes. Ela é proprietária de uma chácara na estrada do Areia Branca e preside a Associação Hortifrutigranjeira Terra Nossa. “Vim pegar mudas de macaxeira, pupunha, abacaxi, abacate, goiaba, açaí, graviola e biribá. Quero montar uma agroindústria para produzir e vender polpa de frutas. Por isso, posso dizer com segurança que esse projeto da prefeitura é muito importante para nós”.

Além do titular da Sema, também compareceram o vereador Da Silva do Sintrar, o subsecretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Júlio César Siqueira, Paulo Régis, diretor do parque, além de produtores e convidados.

Fonte: Sema

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

O governador de Rondônia coronel Marcos Rocha conduziu, nesta segunda-feira (19), uma reunião com representantes do Comitê Gestor de Enfrentamento à

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Com o intuito de apresentar soluções para um problema ambiental e possibilitar a geração de renda extra às comunidades e extrativistas, o governo de

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

No dia 17 de fevereiro de 2025, uma equipe da Polícia Militar Ambiental, composta pelas unidades de Vilhena e Guajará-Mirim, participou de uma missã

TCE se antecipa e promove ações de prevenção às queimadas em Rondônia

TCE se antecipa e promove ações de prevenção às queimadas em Rondônia

Embora esteja em pleno período de chuvas na Amazônia, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) tem se antecipado e desenvolvido uma série

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de março de 2025 | Porto Velho (RO)