Domingo, 9 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Prefeitura busca apoio da Santo Antônio Energia


O avanço do desbarrancamento nas margens esquerda e direita do rio Madeira obrigou a Prefeitura de Porto Velho a buscar ações emergenciais para evitar o pior. Uma saída é a parceria que o município busca firmar com outras instituições e até mesmo com o setor privado.

Esse foi o objetivo da reunião que o prefeito Mauro Nazif fez com o presidente da Santo Antônio Energia (SAE), Eduardo de Melo Pinto, ocorrida nesta quarta-feira. A proposta da prefeitura é que a SAE fique responsável pela obra de contenção das margens esquerda e direita do rio Madeira, enquanto o município arca com a responsabilidade pela obra nos distritos de São Carlos e Calama.

Depois de três horas de discussão, ficou acertado que a Santo Antônio Energia contratará uma empresa para realizar um estudo básico sobre o fenômeno, que deverá ficar pronto dentro de 30 dias. Em cima desse estudo será definido o que pode ser feito, no que diz respeito a proteção dos barrancos.

“É preciso ficar claro que essa iniciativa da prefeitura não significa que o município está punindo alguém ou buscando culpados para determinada coisa. A nossa preocupação é com a cidadania, com o lado social, por isso que essa ação está fora das mitigações, das compensações exigidas para que o empreendimento fosse liberado. O que buscamos é resolver esse problema, que ameaça acabar com a parte histórica da cidade, o berço onde Porto Velho Nasceu”, disse.

Fonte: Joel Elias

 

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

O governador de Rondônia coronel Marcos Rocha conduziu, nesta segunda-feira (19), uma reunião com representantes do Comitê Gestor de Enfrentamento à

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Com o intuito de apresentar soluções para um problema ambiental e possibilitar a geração de renda extra às comunidades e extrativistas, o governo de

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

No dia 17 de fevereiro de 2025, uma equipe da Polícia Militar Ambiental, composta pelas unidades de Vilhena e Guajará-Mirim, participou de uma missã

Gente de Opinião Domingo, 9 de março de 2025 | Porto Velho (RO)