Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Prefeitura vai interditar Avenida Calama


 Prefeitura vai interditar Avenida Calama - Gente de OpiniãoA prefeitura da Capital vai interditar a Avenida Calama, no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, zona Norte da cidade, um pouco depois do Porto Velho Shopping, sentido bairro, na próxima sexta feira (18). O objetivo é reforçar a tubulação para escoamento das águas de um canal que atravessa a via pública. Se tudo ocorrer conforme o programado pela Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), o tráfego na pista será liberado na segunda feira (21).

O secretário adjunto de serviços básicos, Emanuel Nery da Piedade, explicou que a ação da prefeitura faz parte do programa que visa conter pontos de alagamentos no período das chuvas. “Estamos limpando, aprofundando e desobstruindo canais em vários bairros. Além disso, nossas equipes estão substituindo as manilhas velhas e também instalando tubos de PVC nos principais pontos críticos, a exemplo do que será instalado na Calama”, afirmou.

Na manhã desta quarta feira (16), o secretário esteve no local para avaliar a situação e constatou que as manilhas foram entupidas devido à quantidade de lixos e entulhos jogados no córrego. “Encontramos sofá, tampa de geladeira, carcaças de televisores, colchões e até guarda roupas, dentre outros objetos que causam o entupimento e provocam alagações”, lamentou.

De acordo com Emanuel Nery, já existem três fileiras de manilhas com um metro de diâmetro cada no local, mas elas estão entupidas. A Semusb vai desobstruir as manilhas e instalar 36 metros de tubo PVC de dois metros de diâmetro, de um lado a outro da pista. Com isso, dará maior vazão de água e evitará que toda área venha a sofrer com alagamentos.
 

Outro ponto

Obra semelhante foi realizada há poucos dias na Avenida Amazonas com Rua Buenos Aires, bairro Nova Porto Velho, setor Leste da Capital, por onde passa o Canal do Tanques. Em apenas dois dias, a prefeitura abriu a rua de uma margem a outra e instalou tubo de PVC com 1,80 metros de diâmetro, substituindo a antiga tubulação que já estava estragada e entupida, devido a grande quantidade de entulhos.

O secretário disse que somente no trecho do Canal dos Tanques entre as Avenidas Amazonas e Sete de Setembro, 150 carradas de lixo foram retiradas pela Semusb. “A prefeitura está fazendo a sua parte, mas é preciso que as pessoas tenham consciência. Muita gente não tem noção do prejuízo que provocam contra elas mesmas. É importante não jogar lixo nos canais e também não deixar as pessoas jogarem”, enfatizou.

Fonte: Augusto José
Foto. Medeiros

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)