Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Prefeitura vai recuperar áreas degradadas com associações


O secretário municipal de Meio Ambiente, José Gadelha, assinou convênios com as associações de produtores rurais de Cujubim da Gleba Aliança; Entre Linhas do Projeto Joana D’Arc I; Linha 15, Joana D’arc II e III; Linha Santa Terezinha, Setor Chacareiro Boa Esperança e Gleba Jorge Teixeira de Oliveira, União Bandeirantes.

O convênio oficializa o projeto de construção de viveiros de plantas regionais que deverá ser executado em cada localidade desta. Para a assinatura dos convênios estiveram presentes representantes das associações, da secretaria municipal de Agricultura (Semagric), além de técnicos da Sema. “Estas cinco associações rurais estão localizadas estrategicamente em territórios distintos e foram identificadas para atuarem como experiência piloto no município, produzindo mudas e juntamente com seus associados recuperar as matas ciliares, ou seja, Áreas de Preservação Permanente (APP’s), nas suas propriedades e entorno”, observou o secretário.

O engenheiro florestal e assessor da Sema, Dennis Oliveira, fez a apresentação do projeto dos viveiros. “Só por meio da sensibilização e mobilização dos produtores rurais residentes em áreas com altos índices de desmatamento e queimadas é que poderemos recuperar as áreas degradadas. Porto Velho tem um alto índice de desmatamento inclusive foi inserido na operação Arco de Fogo, coordenada pela Polícia Federal com apoio da Força Nacional e IBAMA com o objetivo de coibir ações de desmatamento na região da Amazônia Legal”, explicou.

Ele disse ainda que a prefeitura municipal de Porto Velho se comprometeu a plantar um milhão de mudas de essências florestais e frutíferas, processo este que envolverá a comunidade no que diz respeito a conscientização ambiental.

Cada um dos viveiros terá a capacidade para 100 mil mudas que serão utilizadas na recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) degradadas, localizadas nas propriedades rurais. Os convênios fazem parte do projeto “Produtor Sustentável”, que está inserido no Programa “Porto Velho Mais Verde”, que visa o reflorestamento da área rural do município, com o plantio de quase 700 mil mudas.
 

Beneficiados

Só na Linha 28 de Novembro, Km 32 Ramal Cujubim Gleba Aliança em Porto Velho , onde está localizada a Associação dos Produtores Rurais da Linha da Amizade (Asprulan) serão mil pessoas beneficiadas. A Linha 05 do PA, Joana D’Arc I, NO Km 12, onde está a Associação dos Produtores e Produtoras Rurais Entre Linhas do Projeto Joana D’Arc I – (Asproeli) serão beneficiadas mil e quinhentas pessoas. A Linha 15, Lote 40 no Joana D’arc II e III, onde está a Associação dos Produtores Rurais da Linha 15 – (Asprorulq) serão mil pessoas contempladas.

Na Linha Santa Terezinha, Lote 400, Setor Chacareiro Boa Esperança onde está a Associação dos Chacareiros e Produtores de Hortifrutigranjeiros Boa Safra (Asboas) mais mil pessoas. Na Linha 07, Km 05 Lote 181, Gleba Jorge Teixeira de Oliveira em União Bandeirantes, onde está a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Setor Seringal Bom Futuro – (Asprosbf) serão 1.500 Pessoas beneficiadas.

O produtor rural Antônio Moura, da Gleba Aliança, parabenizou a iniciativa da secretaria de Meio Ambiente e agradeceu por incluir sua comunidade. “Será muito importante este projeto em Cujubim. Mas é preciso que além da implantação do viveiro as equipes da prefeitura estejam em constante contato conosco, orientando e auxiliando para que tenhamos sucesso nesta empreitada”, solicitou.
 

Resultado

Segundo o secretário José Gadelha, os resultados esperados são a recuperação de 350 hectares de Áreas de Preservação Permanente - APP; mais produtores rurais sensibilizados frente às questões ambientais; a ampliação do capital social e econômico, geração de renda para os produtores rurais e o aumento da qualidade de vida dos trabalhadores do campo.

Fonte: Meiry Santos

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)