Sábado, 19 de abril de 2014 - 08h04
Nos dias 03 e 04 de Março de 2014, a Ecoporé promoveu uma visita guiada aos estudantes da Escola Estadual Aluízio Pinheiro, em Rolim de Moura, Escola Municipal Angélica de Jesus e a Escola Estadual Marechal Cândido Rondon, ambas de Novo Horizonte.
A ação teve três etapas iniciada primeiramente com uma palestra do coordenador de Áreas Degradadas do projeto, Marcos Antônio de Souza, que mostrou aos participantes o trabalho que está sendo realizado e as formas de recomposição de áreas degradadas.
Ele destacou ainda sobre a importância de recuperar as matas ciliares. Logo em seguida, eles conheceram a estrutura do viveiro e as etapas de produção de mudas, os cuidados essenciais e necessários com o viveiro e as sementes.
Cerca de 90 estudantes e 10 professores participaram desta ação de Educação Ambiental desenvolvida no projeto Viveiro Cidadão, executada pela Ecoporé e que conta com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental.
A professora de biologia Sueli Bim, da escola Aluízio Pinheiro, falou sobre a preocupação da escola com a Educação Ambiental dos alunos. “Nós temos grande interesse com essa temática e estamos sempre buscando o envolvimento deles na conscientização da preservação ambiental. Mas é preciso ultrapassar a teoria e observar na prática o que é discutido em sala de aula e essa visita é essencial para mostrar isso”, disse a professora.
A estudante Larissa Emili, bastante entusiasmada, ressaltou a importância desta atividade. “Essa experiência educacional é fundamental para nosso crescimento. Eu adquiri informações sobre o plantio de árvores, a recuperação de solo e o que aprendi aqui repassarei aos meus amigos da escola”, falou.
Áreas degradadas e em recuperação
Na segunda etapa da atividade foi realizada a visita a uma área degradada e a terceira etapa foi visitada outra área, a qual encontra-se em processo de recuperação.
Foi a oportunidade de conhecer os problemas decorrentes da degradação, os efeitos na natureza e os impactos na vida do homem.
“É preciso entender a realidade e atuar para transformá-la. As visitas práticas além de educacionais fortalecem o aprendizado, transformando as crianças e jovens em protagonistas”, disse Paulo Bonavigo, o coordenador de Educação Ambiental do projeto.
Visitas
Nos dias 13, 14, 15 e 20, 21, 22 de Maio, a Ecoporé promoverá mais visitas guiadas envolvendo seis turmas da Escola Polo José Veríssimo, de Novo Horizonte, ao Viveiro Cidadão.
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro