Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Preservação ambiental é tema de visita pela Ecoporé


Nos dias 03 e 04 de Março de 2014, a Ecoporé promoveu uma visita guiada aos estudantes da Escola Estadual Aluízio Pinheiro, em Rolim de Moura, Escola Municipal Angélica de Jesus e a Escola Estadual Marechal Cândido Rondon, ambas de Novo Horizonte.

A ação teve três etapas iniciada primeiramente com uma palestra do coordenador de Áreas Degradadas do projeto, Marcos Antônio de Souza, que mostrou aos participantes o trabalho que está sendo realizado e as formas de recomposição de áreas degradadas.Preservação ambiental é tema de visita pela Ecoporé - Gente de Opinião

Ele destacou ainda sobre a importância de recuperar as matas ciliares. Logo em seguida, eles conheceram a estrutura do viveiro e as etapas de produção de mudas, os cuidados essenciais e necessários com o viveiro e as sementes.

Cerca de 90 estudantes e 10 professores participaram desta ação de Educação Ambiental desenvolvida no projeto Viveiro Cidadão, executada pela Ecoporé e que conta com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental.

A professora de biologia Sueli Bim, da escola Aluízio Pinheiro, falou sobre a preocupação da escola com a Educação Ambiental dos alunos. “Nós temos grande interesse com essa temática e estamos sempre buscando o envolvimento deles na conscientização da preservação ambiental. Mas é preciso ultrapassar a teoria e observar na prática o que é discutido em sala de aula e essa visita é essencial para mostrar isso”, disse a professora.

A estudante Larissa Emili, bastante entusiasmada, ressaltou a importância desta atividade. “Essa experiência educacional é fundamental para nosso crescimento. Eu adquiri informações sobre o plantio de árvores, a recuperação de solo e o que aprendi aqui repassarei aos meus amigos da escola”, falou.
 

Áreas degradadas e em recuperação

Na segunda etapa da atividade foi realizada a visita a uma área degradada e a terceira etapa foi visitada outra área, a qual encontra-se em processo de recuperação.

Foi a oportunidade de conhecer os problemas decorrentes da degradação, os efeitos na natureza e os impactos na vida do homem.

 “É preciso entender a realidade e atuar para transformá-la. As visitas práticas além de educacionais fortalecem o aprendizado, transformando as crianças e jovens em protagonistas”, disse Paulo Bonavigo, o coordenador de Educação Ambiental do projeto.

 

Visitas

Nos dias 13, 14, 15 e 20, 21, 22 de Maio, a Ecoporé promoverá mais visitas guiadas envolvendo seis turmas da Escola Polo José Veríssimo, de Novo Horizonte, ao Viveiro Cidadão.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé

Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com  concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)