Segunda-feira, 10 de setembro de 2007 - 17h48
A Prefeitura de Ariquemes quer dar início a elaboração de um plano de ação para recuperar a bacia do Jamari, altamente comprometida por conta da degradação ambiental presente em toda a sua extensão. Essa constatação faz parte do diagnóstico realizado pelas ONGs Organizações Não Governamentais - Kanindé e da Associação de Defesa Etno Ambiental, de Porto Velho. Representantes dessas entidades estiveram na última quarta-feira (05) em Ariquemes para entregar à administração municipal o resultado dessa pesquisa iniciada em 2003. Esse estudo deverá servir de ponto de partida para o poder público traçar ações para recuperar o rio, cujo estado é crítico.
Segundo o diagnóstico, a situação da bacia do Rio Jamari segue este mesmo cenário desde a sua nascente no município de Jorge Teixeira até Porto Velho. "A água não pode ser consumida sem receber o devido tratamento. Isso exige também toda a atenção naqueles momentos de lazer, quando as famílias se reúnem para se banharem no Jamari", afirmou a analista ambiental, Ivaneide Bandeira.
Segundo a bióloga Mônica Nascimento, o estudo foi preciso. Apresenta a realidade socioeconômica, dados da vegetação, solos, fauna, clima, hidrologia e geologia. Toda a região foi mapeada, aumentando ainda mais a precisão do trabalho, que agora será realizado em parceria com a Prefeitura.
"Somos parceiros. A Prefeitura não medirá esforços para ajudar na preservação do meio ambiente. Este é um dos nossos compromissos com a comunidade", afirmou Glauco Kozerski, engenheiro florestal, da Prefeitura de Ariquemes.
Fonte: Ascom
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro