Quarta-feira, 24 de outubro de 2007 - 12h29
A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, apresentou ontem (23) para a imprensa, os temas e sistemática que serão abordados no I Simpósio Amazônia e Desenvolvimento Nacional. O evento terá desdobramentos nos nove estados que abrangem a Amazônia Legal, sendo preparado ao final um documento que será incluído no Plano Amazônia Sustentável(PAS).
O Simpósio tem como objetivo subsidiar as atividades programadas para registrar o Plano Amazônia Sustentável e trazer para a sociedade o debate em torno da Amazônia, estabelecendo metas objetivas aos projetos, além de inclusão de ações no Plano Plurianual(PPA).
De acordo com a presidente da Comissão da Amazônia, deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) o evento irá servir para alavancar investimentos públicos para a região. Ela explicou ainda, que uma das preocupações do Simpósio são as questões ambientais, a preservação da Amazônia e o combate ao desmatamento, mas sobretudo a preocupação com a população da Amazônia brasileira.
Para o coordenador da bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde(PT/RO) a sustentabilidade ambiental precisa ser compreendida pela visão da população. Segundo ele, é preciso ouvir as população tradicionais da Amazônia como os indígenas, os quilombolas, os pescadores, os ribeirinhos, os seringueiros para verem deles o que eles pensam de desenvolvimento. "Uma coisa é nossa visão contemporâneo, cosmopolita, outra coisa é a visão dessas populações que tem um outro olhar, e é esse outro olhar que nós temos que observar e tirar dele o conteúdo para conformar o pensamento médio da população amazônida", ressaltou.
As questões urbanas, como a violência, o papel da juventude, das mulheres, dos idosos, também serão abordadas na etapa estadual, que ocorrerá nos dias 26 e 27 deste mês, em Porto Velho(RO).
De acordo com Valverde é preciso repensar o modelo perverso que predomina na região, como o desmatamento, que depois de um longo decréscimo, ressurgiu novamente. Para ele, a origem desse desmatamento é a elevada pecuarização e ocupação das áreas virgens com monocultura agroexportadora, modelo que vem se fortalecendo em toda a região.
"O pequeno produtor ocupa uma área nova, desmata, faz o plantio de culturas tradicionais, esgota o solo, que depois é abandonado e reconcentrado novamente, e dá margem a uma grande fazenda com a criação de gado, o plantio de soja ou agora também de cana-de-açúcar", ressaltou.
Outra preocupação do parlamentar, é a preservação da biodivercidade, que em sua opinião, pode ser utilizada de forma consciente, desde que se adeqüe a forma de desenvolvimento, fortalecendo a diversidade etnocultural .
"E é nossa responsabilidade, como geração política, encontrar uma alternativa sustentável não só no âmbito econômico, mas também nos âmbitos social e ambiental", disse.
Outros estados A próxima etapa do Simpósio será realizada nos dias 26 e 27 deste mês em Porto Velho(Rondônia), onde haverá onze painéis envolvendo toda a bancada do estado, composta de oito deputado e três senadores. Cada parlamentar coordenará um painel, com os seguintes temas: Energia, Transporte, Produção Sustentável, Exploração Florestal e Mineração, Segurança Pública, Educação, Políticas para as mulheres e juventude, Populações Tradicionais, Agricultura, Biodiesel ePecuária, Desenvolvimento Urbano e Saúde Pública.
Além de Porto Velho, as outra etapas acontecerão: Dia 29 em Boa Vista (Roraima), dia 05 Belém (Pará), dia 08 em Rio Branco (Acre), dia 09 em Manaus (Amazonas) e em São Luís (Maranhão), dia 12 em Macapá (Amapá) e dia 13 em Palmas (Tocantins).
Fonte: Leila Brito
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament
O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual
Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação
O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se