Terça-feira, 17 de janeiro de 2023 - 11h22
O primeiro projeto de crédito
de carbono na modalidade ARR (Afforestation, Reforestation and Revegetation)
realizado na Amazônia para apoiar a restauração florestal de passivos
ambientais em propriedades da agricultura familiar é de Rondônia e, esta
semana, está em fase de auditoria para receber a certificação de redução de
emissões de gases do efeito estufa (GEE) e benefícios positivos sociais e à
natureza.
A certificação será pelos
selos VCS (Verified Carbon Standard) e CCB (Climate, Community and Biodiversity
Standard, certificadoras para ativos ambientais reconhecidos
internacionalmente. Para isso, de 16 a 20 de janeiro, dois auditores
independentes estão em Rondônia para fazer a verificação dos processos e
procedimentos no desenvolvimento do projeto, analisar documentos, visitar áreas
e entrevistar beneficiários e parceiros.
“Ter o selo é a garantia de
poder comercializar os créditos gerados. É uma validação de que o projeto segue
um padrão metodológico mundial, que sua origem é confiável, e que os objetivos
propostos estão sendo atendidos. Estamos otimistas quanto a conquista da
certificação neste momento. Na semana anterior, trabalhamos na organização
dessa auditoria e vimos que, do extensionista rural ao agricultor, o processo
das atividades está seguindo o método e tudo que foi programado a partir da
metodologia está sendo cumprido”, ressalta Fabiana Barbosa Gomes, presidente do
Centro de Estudos Rioterra.
“O time inteiro trabalhou muito bem. Todos tinham suas partes preparadas em relação aos pontos que foram programados e conseguimos cobrir todos os assuntos trazidos pela auditoria”, acrescentou Annette Butty, coordenadora Regional da América Latina da Reforest'Action que, ao lado dos também membros da Reforest’Action, Flávia Florido, encarregada de Projetos do Brasil e Quentin Guyon, encarregado de Carbono, apoiam a equipe da Rioterra durante esta auditoria.
O PROJETO
Implementado e desenvolvido pela Rioterra em parceria com a organização francesa Reforest’Action, o ReforesTerra é um projeto inovador de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Ele reconhece os benefícios que agricultores familiares geram para a sociedade ao proteger e restaurar áreas de floresta em seus imóveis rurais.
A meta é reflorestar 2 mil hectares de áreas degradadas de Preservação Permanente e Reserva Legal no entorno de rios e nascentes da sub-bacia do baixo rio Jamari, localizada na região que abrange os municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim, Ariquemes, Candeias do Jamari, Alto Paraíso, Monte Negro e Rio Crespo, em Rondônia.
O projeto se enquadra na modalidade de ARR (Afforestation, Reforestation and Revegetation), em que é feito o reflorestamento das áreas de forma que as árvores, ao crescerem, capturem o carbono da atmosfera e gerem créditos que, ao serem vendidos, irão gerar retorno financeiro aos beneficiários a partir do quinto ano do plantio da área, ao longo de 25 anos.
Os agricultores que aderem ao projeto recebem também apoio inicial para o reflorestamento das áreas através de doação de mudas, insumos e serviço gratuito de assistência técnica e extensão rural, gerando oportunidades de emprego e geração de renda às comunidades locais.
“E uma vez que a gente conquiste a certificação, este será o primeiro projeto de carbono na modalidade ARR da Amazônia e talvez, do Brasil nesse formato, agrupado. Sabemos que há outros projetos anteriores no Mato Grosso, em Goiás e na Bahia, mas todos com abordagens distintas. No nosso projeto o carbono sequestrado será proveniente de áreas restauradas em propriedades da agricultura familiar. Esse aspecto por si só, proporciona que o projeto seja gerador de melhorias econômicas e sociais aos beneficiários, além de contribuir com as metas estabelecidas para o Brasil em acordos internacionais do clima ao possibilitar a regularização ambiental desses imóveis rurais e a restauração florestal de áreas desmatadas na Amazônia”, conclui Fabiana Barbosa Gomes.
Beneficiários do projeto Plantar Rondônia também integram a rede de agricultores familiares que participam do ReforesTerra. Realizado pelo Centro de Estudos Rioterra em cooperação com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (FETAGRO), parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) e apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) através do Fundo Amazônia.
Galeria de Imagens
O governador de Rondônia coronel Marcos Rocha conduziu, nesta segunda-feira (19), uma reunião com representantes do Comitê Gestor de Enfrentamento à
Com o intuito de apresentar soluções para um problema ambiental e possibilitar a geração de renda extra às comunidades e extrativistas, o governo de
No dia 17 de fevereiro de 2025, uma equipe da Polícia Militar Ambiental, composta pelas unidades de Vilhena e Guajará-Mirim, participou de uma missã
TCE se antecipa e promove ações de prevenção às queimadas em Rondônia
Embora esteja em pleno período de chuvas na Amazônia, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) tem se antecipado e desenvolvido uma série