Quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009 - 06h01
Amanda Mota
Agência Brasil
Manaus - O incentivo à produção de guaraná na região do Baixo Amazonas pode representar um novo rumo para a economia local. Esta é a opinião do titular da secretaria de produção do município de Urucará, Pedro Castro da Silva.
Em entrevista à Agência Brasil, ele declarou que a procura pelo guaraná no Amazonas é atualmente maior que a oferta do produto aos mercados nacional e internacional.
Tem comprador de guaraná por todo lado. Podemos aumentar a produção sem medo porque tem comprador. Com a ajuda do governo, vamos conseguir aumentar as áreas cultivadas e, obviamente, a nossa produção, disse.
Até o fim de 2009, o governo do Amazonas irá distribuir 200 mil mudas de guaraná para os municípios tradicionalmente produtores desse tipo de cultivo, localizados no Baixo Amazonas (leste do estado).
Segundo o secretário de Produção Rural no Amazonas, Eron Bezerra, a instalação de agroindústrias, capazes de fazer a transformação do fruto e gerar novos produtos como o guaraná em pó ou em bastão, é outro resultado esperado pelo governo estadual, a partir do fomento à produção no Amazonas.
Por que não agregar outros valores que permitam exatamente a verticalização da produção? Ajudar essas comunidades a se estruturarem com agroindústrias capazes de beneficiar o produto de maneira geral também é uma meta nossa. Xaropes e refrigerantes em pequenas escalas também poderão ser feitos nessa região, avaliou Bezerra.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, determinou o fortalecimento das ações de fiscalização ambiental no estado, intensificando a Operação Hileia.
FIERO recebe empresa portuguesa para diálogo sobre mercado de carbono
Nesta sexta-feira 14, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, Marcelo Thomé, recebeu o diretor de sustentabilidade organizac
Rondônia Inova com Parceria Internacional para Sequestro de Carbono
O Governo de Rondônia avança na agenda sustentável com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com o CEiiA, um dos mais respeitados centros de
Governador Marcos Rocha Lidera Acordo Inédito de Crédito de Carbono em Rondônia
O Governo de Rondônia firmou um acordo de cooperação com o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), de Portugal, para mapear o est