Quarta-feira, 24 de novembro de 2021 - 14h51
Neste último sábado, dia 20/11, o município de Candeias do Jamari realizou mais uma ação do Cidade Limpa – projeto turístico baseado no princípio da sustentabilidade que tem como intuito propor ações que estimulem a conscientização e preservação do meio ambiente. O mutirão de limpeza, realizado na Rua Porto Velho (entre São Paulo e Paraná) – Bairro Letícia 1, reuniu autoridades, representantes do comércio, entidades sociais, voluntários e população em um movimento de recolhimento de lixo, orientações sobre reciclagem e conscientização ambiental.
O Cidade Limpa é um programa desenvolvido pelo Conselho Empresarial de Turismo (Conetur), com apoio do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Rondônia, em conjunto com o Governo do Estado, por meio da Superintendência Estadual de Turismo – Setur; Sebrae, Prefeitura Municipal de Candeias do Jamari e Banco da Amazônia. De acordo com Prefeito de Candeias, Valteir Queiroz, o projeto veio transformar o município, trazer novas perspectivas e conscientizar a população para a preservação da cidade.
Dentre os objetivos do projeto está o de contribuir com o desenvolvimento turístico sustentável do Estado, promovendo a integração da comunidade na ação coletiva de conscientização. Desde outubro o projeto vem sendo implementado no referido município, já tendo sido executadas ações como oficinas de sabão ecológico (jornada ecológica) e conscientização ambiental e social com alunos da rede pública de ensino (jornada educativa). O Mutirão de limpeza realizado no dia 20 de novembro veio somar às essas jornadas.
Segundo a Vereadora de Candeias, Zilmar Domingos, o intuito do mutirão vai além da limpeza das áreas urbanas. “Não é só limpar a rua, mas é uma campanha que fala sobre reciclagem dos resíduos e que nasceu do desejo de ver Candeias se desenvolver de maneira sustentável”, pontuou a vereadora.
O evento também contou com o apoio do Grupo Dydyo, águas Minalinda, Corpo de Bombeiros, Departamento de Estradas e Rodagens e Transportes - DER, Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental da UFAM, Associação dos Catadores de material reciclável de Candeias do Jamari e Associação das mulheres guerreiras de Candeias.
Para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac o projeto Candeias Cidade Limpa é mais uma ação em que reafirma o compromisso em fortalecer o turismo sustentável em Rondônia. “É sempre importante pensar em iniciativas essa, que ajudam na preservação do meio ambiente e trazem diversos benefícios sociais, culturais e econômicos para nossa região”, pontuou o presidente.
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament
O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual
Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação
O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se