Quarta-feira, 5 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Projeto de conservação florestal melhora a vida de famílias em reserva extrativista de Rondônia


Projeto de conservação florestal melhora a vida de famílias em reserva extrativista de Rondônia - Gente de Opinião

Dona Maria do Socorro é agricultora, mãe e avó, mora na Reserva Extrativista Rio Preto Jacundá há 17 anos e se sustenta da terra plantando abacaxi, cheiro verde, mandioca, banana e milho. Quem visita sua casa logo é convidado a conhecer o quintal, pois nele ela exibe com orgulho os frutos: “olha meu abacaxi selvagem”, mostra ela.

Uma das beneficiadas para receber casa nova, pelo projeto de REDD+ (siga para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação) da Resex Rio Preto Jacundá, dona Maria conta que o projeto está sendo uma porta para mudanças na vida dela e da comunidade. “Estou feliz, alegre, vou ter um conforto melhor, vou ganhar uma casa boa, vai ter poço artesiano para pegarmos água com qualidade”, conta animada.

Para José Pinheiro, presidente da associação de moradores da Reserva Extrativista Rio Preto Jacundá (ASMOREX), o projeto é bastante promissor e tem trazido muitos benefícios. “Tivemos a construção de oito casas no plano de trabalho de 2018, já nesse planejamento atual inserimos mais quatro residências para comunitários”, explica. Além disso, um complexo comunitário contendo um auditório, uma cozinha com refeitório, um escritório, dois banheiros e uma sala com computadores foi entregue para a comunidade, todos construídos a partir dos créditos gerados pela conservação da floresta em pé.

Denise Borges, vizinha da dona Maria, foi uma das beneficiadas pelo projeto no ano passado, mas recebeu a casa em junho deste ano. Com o sonho realizado ela não espera somente ganhar com a iniciativa, mas também doar através dela. Denise é técnica de informática e tem planos de dar aulas na comunidade. “Nosso objetivo é atender cem por cento da comunidade, tanto jovens, quanto adultos e idosos, e todos os cursos serão oferecidos, desde Word até Corel Draw”, explica.

Denis Borges em frente a casa antiga

Denise Borges em frente a casa nova construída com recursos do projeto de REDD+ Resex Rio Preto Jacundá.

O projeto

Redução de Emissões Provenientes de Desmatamento e Degradação florestal é um conjunto de  estímulos financeiros, criado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) que visa compensar financeiramente países subdesenvolvidos que reduzam as emissões de gases de efeito estufa provocados por desmatamento e degradação florestal. O “+” equivale a aspectos ligados à conservação da biodiversidade e ao respeito à cultura das populações tradicionais, para além dos processos  de conservação dos estoques de carbono florestal, manejo sustentável de florestas e aumento dos estoques de carbono florestal. Há uma expectativa de mercado que esse tipo de crédito tenha um valor agregado maior que outros tipos de creditação.

Os pagamentos são feitos por resultados de mitigação, medidos em toneladas de dióxido de carbono (CO2) definidos e avaliados previamente pela UNFCCC. A preservação das florestas, além da redução nas emissões de gases do efeito estufa, tem potencial de gerar outros benefícios substancias como recursos hídricos e impactos na biodiversidade, por isso o projeto busca a implementação de ações que visem diminuir, parar ou reverter o desmatamento, mantendo assim a floresta em pé.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

O governador de Rondônia coronel Marcos Rocha conduziu, nesta segunda-feira (19), uma reunião com representantes do Comitê Gestor de Enfrentamento à

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Com o intuito de apresentar soluções para um problema ambiental e possibilitar a geração de renda extra às comunidades e extrativistas, o governo de

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

No dia 17 de fevereiro de 2025, uma equipe da Polícia Militar Ambiental, composta pelas unidades de Vilhena e Guajará-Mirim, participou de uma missã

TCE se antecipa e promove ações de prevenção às queimadas em Rondônia

TCE se antecipa e promove ações de prevenção às queimadas em Rondônia

Embora esteja em pleno período de chuvas na Amazônia, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) tem se antecipado e desenvolvido uma série

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de março de 2025 | Porto Velho (RO)