Terça-feira, 10 de abril de 2012 - 09h33
O óleo de cozinha esta presente em praticamente 100% das residências e depois de utilizado a maioria das pessoas não sabem descartar este produto extremamente prejudicial ao meio ambiente. Preocupada em trazer a estas pessoas uma alternativa de destinação do óleo que é principalmente utilizado em frituras, a secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema) vem promovendo uma série de oficinas de fabricação de sabão ecológico.
Desde 2009 a prefeitura vem promovendo estas oficinas em escolas, empresas e associações comunitárias para ensinar jovens e adultos de Porto Velho a fabricarem o sabão ecológico que além de retirar este produto poluente da natureza agrega renda e economia as pessoas que dela participam.
Nesta segunda-feira quem recebeu a visita dos técnicos da Sema foram os alunos da escola Mojuca que estão desenvolvendo um projeto para participar da feira de ciências que ocorrerá em junho. Segundo a orientadora pedagógica Wilmara Zeferino o projeto da secretaria veio em boa hora. “Os nossos alunos procuravam um norte para começar a elaboração do projeto para a feira de ciências da escola, que para eles é muito importante, pois alguns dos projetos apresentados serão levados para apreciação no Rio + 20 que está previsto para acontecer no final do mês de junho no Rio de Janeiro”, disse ela agradecendo a atenção recebida pela escola quando procurou a Sema para solicitar a oficina.
De acordo com a coordenadora de divisão de Programa de Desenvolvimento Sustentável, Kátia Oliveira, o objetivo principal da Sema é a conscientização da população sobre as diversas vantagens ambientais em reciclar este produto. “O descarte do óleo no lixo comum, na pia ou no solo não é recomendável, mas como a maioria das pessoas não sabe como proceder acaba fazendo a coisa errada. Quando eles participam da oficina saem fascinados com o resultado e ainda felizes por estar contribuindo para preservar o meio ambiente”, conclui ela.
A oficina é dividida em dois momentos, o primeiro teórico que consiste na explanação feita pelos técnicos da secretaria a cerca dos prejuízos causados pelo descarte indevido do óleo e as possíveis utilizações do mesmo; O segundo momento é prático onde os alunos colocam a mão na massa e produzem sabão líquido e sabão em barra.
Para participar do programa é necessário apenas que os interessados enviem um ofício solicitando a oficina da Sema que é gratuita. A coordenadora Kátia Oliveira diz que todos os envolvidos estão muito satisfeitos com o resultado, pois a secretaria mantém sempre a agenda lotada e a procura é muito grande.
As pessoas interessadas podem ligar no telefone (69) 3901-1335 ou se dirigirem à sede da Sema localizada na rua Duque de Caxias, 1960, bairro São Cristóvão, no Centro.
Fonte: Edina Silva
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes