Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Projeto Florestal prevê a recuperação de reservas legais


Uma iniciativa inédita do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), pretende fazer diferença trilhando novos caminhos para o futuro. Trata-se do Projeto Florestal Social, no qual empresas que consomem a matéria prima irão repor o que foi retirado do meio ambiente. O projeto é voltado para os interessados em diminuir a pressão sob florestas nativas provendo inclusão para a sociedade e redução da desigualdade social na região. A ação prevê a recuperação de reservas legais com cerca de 3.600 hectares de floresta energética na região de Porto Velho, incluir 500 pequenas propriedades rurais no Projeto Floresta Social e produzir 1.100.000m estéreis de lenha para alcançar o futuro sustentável.

De acordo com o gerente do Núcleo do Desenvolvimento Florestal e Faunístico da Sedam, engenheiro florestal Eugênio Pacelli, a idéia partiu quando os transportadores de resíduos florestais se viram diante da Lei de Florestas 11.284, exigindo deles a regularização. A metodologia e articulação social desenvolvidas consolidaram o cadastramento dos lenheiros e carroceiros de Porto Velho junto ao Sistema de Cadastro de Consumidores de Produtos Florestais (CEPROF/Sedam). A Coolencar (Cooperativa dos Lenheiros e Carroceiros), trabalha dentro dessa perspectiva, consciente da necessidade de reflorestar o estado.

Conforme informou o secretário da Sedam, Augustinho Pastore, Rondônia é um estado que segue à frente dos demais por exigir a reposição florestal dos empreendimentos que exploram, comercializam, transportam produtos e subprodutos florestais, conforme decreto 12.447, em seu artigo 55. Augustinho disse ainda que há projetos de reflorestamento idealizados, executados e monitorados por técnicos da área que acreditaram nessa idéia voltada para a sustentabilidade da economia da madeira da região.

Em escala empresarial, estão cadastrados na Sedam alguns projetos de reflorestamentos. No inicio de dezembro, a Sedam realizou o Dia de Campo em projetos florestais, no município de Vilhena, para os interessados conhecerem a iniciativa de reflorestar mais de 8 milhões de mudas  de eucaliptos e pinus, (essência bem aceita no mercado).

O Projeto Social constitui um  marco do reflorestamento, numa escala de pequeno produtor. É um consórcio formado pela Sedam, FARO, Coolencar, com a parceria da empresa Europien T. Importação e Exportação e pequenos agricultores que produziram juntos 30 mil mudas de eucalipto, numa área de 15 hectares, localizada em Porto Velho.


Para finalizar, Pastore disse que a próxima etapa do projeto é incluir mais participantes e colaboradores para incentivar a difusão dessa idéia, com o intuito de ultrapassar a produção de mais um milhão de metro estéreis de lenha, com a forte preocupação de convidar o empreendedor a "cultivar essa idéia".

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)