Quinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Projeto Recicla Rondônia é apresentado ao presidente da ALE


  Gente de Opinião

O reaproveitamento dos resíduos sólidos é um desafio e uma necessidade dos municípios brasileiros. Embora possa gerar emprego e renda, o material quase sempre é descartado de forma inadequada, gerando transtornos ambientais e outros problemas.

Para enfrentar esse desafio, o governo do Estado, via Secretaria de Ação Social (Seas), criou o Projeto Recicla Rondônia, com a finalidade de atuar em parceria com outras esferas de poder e as cooperativas de catadores de materiais recicláveis, com ênfase no fomento aos empreendimentos econômicos e solidários, como parte do Plano FutuRO, criado pela administração estadual.

Débora Souza e Sandra Mara Rigo são voluntárias e entusiastas do Projeto e apresentaram as suas diretrizes ao presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), durante encontro nesta semana, no gabinete do parlamentar.

“É importante uma ação como esta, ainda mais com o apoio voluntário, para que a retirada dos resíduos ocorra de forma sustentável e, ao mesmo tempo, possa gerar renda e oportunidades a quem trabalha com material reciclável”, destacou Maurão.

O deputado se colocou à disposição para contribuir com a execução do Recicla Rondônia e manifestou preocupação de que as cooperativas de catadores possam ter preço justo para o material reaproveitado. “Que possam fazer a triagem do material e em seguida comercializá-lo de forma direta, sem atravessadores. Esta é uma medida prevista no Projeto e que tem o nosso apoio, desde já”, finalizou.

ALE/RO - DECOM

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

O governador de Rondônia coronel Marcos Rocha conduziu, nesta segunda-feira (19), uma reunião com representantes do Comitê Gestor de Enfrentamento à

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Com o intuito de apresentar soluções para um problema ambiental e possibilitar a geração de renda extra às comunidades e extrativistas, o governo de

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

No dia 17 de fevereiro de 2025, uma equipe da Polícia Militar Ambiental, composta pelas unidades de Vilhena e Guajará-Mirim, participou de uma missã

TCE se antecipa e promove ações de prevenção às queimadas em Rondônia

TCE se antecipa e promove ações de prevenção às queimadas em Rondônia

Embora esteja em pleno período de chuvas na Amazônia, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) tem se antecipado e desenvolvido uma série

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)