Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Projeto “Reciclar, Plantar e Colher” é implantado nas unidades de acolhimento em Porto Velho

Projeto é dividido em cinco etapas de aprendizagem


Projeto “Reciclar, Plantar e Colher” é implantado nas unidades de acolhimento em Porto Velho - Gente de Opinião

A Prefeitura de Porto Velho implantou aos usuários das suas unidades de acolhimento o projeto “Reciclar, Plantar e Colher”. O projeto, coordenado pela por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), tem como objetivo educar sobre compreensão do que é poluição do meio ambiente; identificar os 3 R’s – reduzir, reutilizar e reciclar; reconhecer os tipos de reciclagens e de que forma reutilizar garrafas pets como vasos de plantas para a construção de uma horta; desenvolver de forma lúdica e prazerosa o estudo dos substratos adequados para cada planta medicinal e hortaliças e incentivar o trabalho coletivo, o respeito ao próximo, criar e respeitar regras.

“Através de observações diárias nas unidades de acolhimento Casa Moradia, Centro Pop e Lar do Bebê, notou-se a necessidade de práticas pedagógicas e atividades recreativas permanentes nas unidades de acolhimento, para ofertar momentos de lazer e protagonismo às demandas assistidas. Por meio deste projeto ‘Reciclar, Plantar e Colher’ será proporcionado aprendizagens e práticas significativas, tornando o educando atuante e protagonista de suas práticas”, explica a pedagoga Ana Caroline, que juntamente com a servidora Djanira Rodrigues, realiza o projeto.

O projeto está sendo realizado por etapas. No primeiro momento será apresentado, por meio de palestra ofertada pela Sema e cartazes ilustrativos, o conceito dos 3 R´s, seguido da construção de cartazes de conscientização que serão expostos nas unidades. Na segunda semana será apresentado o estudo dos tipos de lixos que podemos reciclar e reutilizar para a construção da horta ou canteiro. Nessa etapa será sugerido que comecem a reciclagem de garrafas pets e pneus para reutilizar.

No terceiro momento, os educandos farão cartazes de conscientização que serão expostos nas unidades, em um mural apresentando o uso correto dos substratos, e também serão confeccionados maquetes e instrumentos para as experiências que serão apresentadas. Por último, farão experimentos como construir lixeiras seletivas com caixas de papelão, confeccionar vasos de plantas com garrafas pets e canteiros suspensos.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

O governador de Rondônia coronel Marcos Rocha conduziu, nesta segunda-feira (19), uma reunião com representantes do Comitê Gestor de Enfrentamento à

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Com o intuito de apresentar soluções para um problema ambiental e possibilitar a geração de renda extra às comunidades e extrativistas, o governo de

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

No dia 17 de fevereiro de 2025, uma equipe da Polícia Militar Ambiental, composta pelas unidades de Vilhena e Guajará-Mirim, participou de uma missã

TCE se antecipa e promove ações de prevenção às queimadas em Rondônia

TCE se antecipa e promove ações de prevenção às queimadas em Rondônia

Embora esteja em pleno período de chuvas na Amazônia, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) tem se antecipado e desenvolvido uma série

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de março de 2025 | Porto Velho (RO)