Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Projeto “Reciclar, Plantar e Colher” é implantado nas unidades de acolhimento em Porto Velho

Projeto é dividido em cinco etapas de aprendizagem


Projeto “Reciclar, Plantar e Colher” é implantado nas unidades de acolhimento em Porto Velho - Gente de Opinião

A Prefeitura de Porto Velho implantou aos usuários das suas unidades de acolhimento o projeto “Reciclar, Plantar e Colher”. O projeto, coordenado pela por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), tem como objetivo educar sobre compreensão do que é poluição do meio ambiente; identificar os 3 R’s – reduzir, reutilizar e reciclar; reconhecer os tipos de reciclagens e de que forma reutilizar garrafas pets como vasos de plantas para a construção de uma horta; desenvolver de forma lúdica e prazerosa o estudo dos substratos adequados para cada planta medicinal e hortaliças e incentivar o trabalho coletivo, o respeito ao próximo, criar e respeitar regras.

“Através de observações diárias nas unidades de acolhimento Casa Moradia, Centro Pop e Lar do Bebê, notou-se a necessidade de práticas pedagógicas e atividades recreativas permanentes nas unidades de acolhimento, para ofertar momentos de lazer e protagonismo às demandas assistidas. Por meio deste projeto ‘Reciclar, Plantar e Colher’ será proporcionado aprendizagens e práticas significativas, tornando o educando atuante e protagonista de suas práticas”, explica a pedagoga Ana Caroline, que juntamente com a servidora Djanira Rodrigues, realiza o projeto.

O projeto está sendo realizado por etapas. No primeiro momento será apresentado, por meio de palestra ofertada pela Sema e cartazes ilustrativos, o conceito dos 3 R´s, seguido da construção de cartazes de conscientização que serão expostos nas unidades. Na segunda semana será apresentado o estudo dos tipos de lixos que podemos reciclar e reutilizar para a construção da horta ou canteiro. Nessa etapa será sugerido que comecem a reciclagem de garrafas pets e pneus para reutilizar.

No terceiro momento, os educandos farão cartazes de conscientização que serão expostos nas unidades, em um mural apresentando o uso correto dos substratos, e também serão confeccionados maquetes e instrumentos para as experiências que serão apresentadas. Por último, farão experimentos como construir lixeiras seletivas com caixas de papelão, confeccionar vasos de plantas com garrafas pets e canteiros suspensos.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)