Quarta-feira, 10 de abril de 2013 - 20h13
O Centro de Estudos Rioterra executora do projeto “Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental ampliou os serviços de assistência técnica prestados aos produtores rurais de Cujubim e Itapuã do Oeste. O técnico agrícola Uéliton Pinheiro explica que além da doação de mudas, há o acompanhamento contínuo através de visitas as propriedades. A recepção tem sido muito boa, pois apresentam ao pequenos produtores, carentes de assessoria, métodos alternativos e econômicos para o controle de pragas e doenças, bem como alternativas para regularização ambiental de suas áreas.
Os técnicos também orientam os produtores rurais sobre técnicas uso e conservação do solo a fim de manter sua produtividade e até aumentá-la, com a utilização de compostagem. Essa atividade proporciona não apenas melhora das condições produtivas, mas permite ao agricultor economizar dinheiro, pois diminui ou evita a compra de adubos industrializados.
Para que possam participar os produtores cadastram-se no Banco de Áreas e recebem os benefícios do projeto, como: mudas produzidas no Viveiro de Itapuã do Oeste e visitas regulares de assistência técnica e extensão rural dos técnicos da Rioterra. Nestas visitas trocam conhecimentos com os beneficiários através de observações das culturas plantadas, veem se estão sadias e aplicam técnicas de controle sanitário quando existem ataques de pragas e doenças.
O técnico agrícola Adriano Ramos dos Santos, extensionista rural do CES Rioterra, considera que esta atuação é importante e gratificante porque orienta os produtores a partir de alternativas disponíveis no campo e com ações que são possíveis dentre os recursos que possuem.
Fonte: Solano Ferreira
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro