Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Proposta de desmatamento zero em Rondônia é entregue à Marina Silva




Uma comitiva de representantes do setor madeireiro e pecuária de Rondônia, integrada pelos senadores Fátima Cleide e Valdir Raupp e deputados estaduais esteve hoje (2)  com a ministra Marina Silva(Meio Ambiente) para entregar a o Plano de Desenvolvimento Sustentável de Rondônia, que prevê, dentre outras coisas, proposta de desmatamento zero durante cinco anos no Estado. Ao lado do Pará e Mato Grosso, Rondônia tem os maiores índices de desmatamento na Amazônia. 

“Esta reunião é um marco porque mostra mudança na visão da classe política de Rondônia. E a maioria das pessoas que estão produzindo no setor madeireiro e na pecuária têm todo o interesse de promover sua atividade de maneira correta. E sei de muitos que estavam na ilegalidade que hoje estão vendo que não ganham nada com isso. Todos querem apoio, orientação e estão dispostos a colaborar”, disse a senadora Fátima, logo após o líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp, abrir o encontro.

O pecuarista João do Vale, presidente da Associação de Produtores de Porto Velho, fez um rápido retrospecto da política no passado, cujo lema era “integrar para não entregar”, e com isso a ocupação no Estado ocorreu de forma desordenada e sem a orientação necessária. “A orientação mudou. Aproveito para registrar homenagem aos organismos de defesa do meio ambiente, que muito ajudaram na conscientização de que há formas inteligentes de produzir sem agredir o meio ambiente. Melhorando o solo, a genética do animal, é possível produzir melhor em um mesmo espaço”, disse Vale.

Presidente da Associação de Produtores Rurais de Porto Velho, João do Vale disse, porém, que é fundamental financiamento público para colocar em prática as propostas apresentadas – recuperação de matas ciliares, recomposição florestal e outras – e promover a regularização fundiária na região. Ele entregou à ministra documentos com assinaturas de entidades de produtores rurais e de prefeitos hipotecando apoio à proposta.

Presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da Federação das Indústrias de Rondônia e presidente do Sindicato Madeireiro de Ariquemes, Avalone Sossai  reclamou que os órgãos de fiscalização ambiental federal (Ibama) e estadual(Sedam) não se comunicam, trazendo prejuízos para quem está trabalhando na legalildade. “Os bons estão indo embora. Profissionais e técnicos do setor madeireiro e donos das serrarias”, disse.

Avalone, e também João do Vale, defenderam a Operação Arco de Fogo. “Não tem meia conversa. Quem está na ilegalidade deve ser punido, multado e até preso, se for o caso. Há que ter tolerância zero para os que invadem unidades de conservação protegidas por lei. Eles sabem que são reservas, que não pode”.
Movimento virtuoso

A ministra Marina Silva classificou de “virtuoso” o movimento desencadeado pelo setor produtivo, com apoio de parlamentares federais e da Assembléia Legislativa, dizendo que não há duvida da necessidade de se reposicionar uma agenda de desenvolvimento. Ela concordou que há dificuldade para relacionamento com o Estado: “O problema é que não há na institucionalidade a política de promoção da preservação ambiental”. Com seus assessores, Marina Silva ficou de estudar a proposta e ofereceu algumas sugestões para os representantes do setor produtivo alcançarem recursos públicos para a adoção das políticas de desenvolvimento sustentável apresentadas.  

Fonte: Mara Paraguassu


Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)