Sexta-feira, 29 de julho de 2011 - 12h40
Criada em junho deste ano, a campanha de prevenção “Queimadas Urbanas: Apague essa Idéia”, da Prefeitura de Porto Velho, contribuiu para o aumento de 225% no número de denúncias que chegam à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), por meio da Linha Verde em Defesa do Meio Ambiente, o “Disk Queimadas 0800-647-1320”. O índice refere-se ao período de 04 de junho a 28 de julho. Nesse período, até a manhã desta quinta-feira, 28 de julho, a Sema já havia recebido 364 denúncias de queimadas urbanas.
Em 2010, de janeiro a dezembro o número de registros não ultrapassaram 112 denúncias. A tendência é esse número aumentar mais ainda com a chegada do período crítico que vai de agosto a setembro. “São muitas as denúncias que nos chegam de todas as regiões da cidade. A média diária gira em torno de 20 a 30 chamadas, um número considerável. O horário de maior incidência é a partir das quatro horas da tarde. Isso justifica-se por um fator cultural. Esse é o horário que a maioria das pessoas faz a queima do lixo de quintal, como folhas e galhos de árvores, gravetos e outro tipo de lixo”, explicou Leia Nogueira, chefe da Divisão de Fiscalização, do Departamento de Monitoramento e Fiscalização Ambiental, da Sema.
Para atender as ocorrências três equipes pela manhã e outras três à tarde ficam de prontidão na secretaria. Ao todo são nove fiscais responsáveis em averiguar as denúncias. Sábado e domingo o trabalho é em regime de plantão que vai das 8h às 12h. A partir das 13h, a equipe sai a campo para checar as denúncias. “Esse é o esquema montado para atender o chamado da população, e ao contrário do que algumas pessoas afirmam, de que o Disk Queimadas não funciona, nós registramos muitas denúncias e todas são apuradas, quando há flagrante é lavrado o auto de infração e já foram muitos aplicados”, adiantou. Leia Nogueira acredita que as pessoas que afirmam que não conseguiram ser atendidas ou ligaram para o número errado ou em horário em que o Disk Queimadas não está ativo, que é o período da noite. O atendimento vai até às 19h.
Crime
Queimar lixo na área urbana da cidade é crime previsto no Código de Meio Ambiente de Porto Velho. No caso de denúncia, houver flagrante ou se a queimada provocar danos graves, a pessoa é multada. O valor depende da gravidade ou do dano causado ao meio ambiente. Ele varia de R$ 2,32 mil a R$ 4,60 milhões. As conseqüências das queimadas urbanas, com a emissão de fumaça no meio ambiente, são várias, entre elas os problemas respiratórios que afetam principalmente crianças e idosos e agravam a saúde de quem sofre desses males, além de aumentar a demanda nas unidades de saúde e hospitais, gerando também um colapso no atendimento ao público.
Fonte: Joel Elias
Foto: Medeiros
O governador de Rondônia coronel Marcos Rocha conduziu, nesta segunda-feira (19), uma reunião com representantes do Comitê Gestor de Enfrentamento à
Com o intuito de apresentar soluções para um problema ambiental e possibilitar a geração de renda extra às comunidades e extrativistas, o governo de
No dia 17 de fevereiro de 2025, uma equipe da Polícia Militar Ambiental, composta pelas unidades de Vilhena e Guajará-Mirim, participou de uma missã