Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Quero comprar do agricultor, da associação, da cooperativa


Quero comprar do agricultor, da associação, da cooperativa - Gente de Opinião
 


II - Recebam, por favor, a minha fadiga de correr duzentos quilômetros em suas homenagens. Essa fadiga é nada frente aos seus esforços e exemplos e a escravidão, de dois séculos de nossas famílias - (uma mensagem natalina);



III - A gente tem a impressão de que o progresso tecnológico é tudo. Que só ele se basta ao homem. Engano. As pessoas procuram a felicidade nas lembranças agradáveis, na família, na infância, nos lugares, nas impressões que ficam marcadas para sempre. O imenso valor das coisas simples.

IV - Eu me lembro da Maria do Periquito, se Maria ou Marli, não sei , só sei da sua alegria lá em Guajará-Mirim, nas festas anuais de rua, no carnaval, na festa do boi, tudo fincado na alegria de viver com um sorrino imenso, bem maior do que o horizonte inteiro.

V - Um abraço pra você Chaguinha, lá do Iata - Colônia Agrícola de Guajará-Mirim, a praça linda, a igreja no centro dela, o entorno de casas simples, a escola, o centro de saúde em arcos romanos, o grande prédio que será escola de educação. Quero o Iata  sendo o meu sol permanente.

VI - Quero deixar aqui uma palavra mágica, que ainda não faz parte da nossa linguagem, três letras que encantam os meus sonhos - ZPE.  Me dá uma vontade danada de não dizer o que significa. Não aguento e falo. Zona de Processamento de Exportações, Raupp, solitáriamente brada estas letras. Junto-me a ele de agora em diante.

VII - Tem uma Secretaria que ficará para depois, porque não despertou em ninguém o desejo dela se apossar. Ainda bem. A Secretaria de Assuntos Estratégicos - SAE. Nela ficarão os meus núcleos de articulação - Núcleo de mediação de  conflitos, Núcleo de regulação de contratos e concessões, Núcleo da transposição, Núcleo de articulação com as usinas, Núcleo de Tecnologia da Informação, Núcleo de modernização administrativa e eficiência pública e  o Núcleo da Imaginação Permanente (NIP).
Obs.: Mas, que diabo é NIP? É o caçador de idéias, de novidades, de talentos, será um núcleo meio abstrato de sonhadores, de pensadores distantes, que catam na rua algum pensamento perdido e que se trabalhado pode se transformar num grande programa.

VIII - O Márcio Gabriel será o meu homem forte das compras  públicas. Já falei com ele que estude junto com a Agricultura, Emater, Educação - abrir as portas, escandaradamente, aos agricultores familiares, na chamada compra direta. Quero comprar do agricultor, da associação, da cooperativa. O que manda é lei estadual. Vamos produzir a lei rondoniense de inclusão de gente pequena nas compras públicas. Da mesma forma, quero que abra uma sala para o microempreendedor, o informal, o pequeno empresário para que seja recebido com tapete vermelho. E que alguém, ali, receba o pessoal, ajude-o no cadastro e que aplique a lei favorecedora na desigual competição. Pequeno disputa com pequeno. Grande com grande.

IX - Roberto Requião proibiu no Paraná a fiscalização de micro e pequenas empresas. Não precisa arrocho fiscal nenhum para pequenos, porque o que o governo tem que fazer é deixar o pessoal crescer. O dinheiro deles em algum lugar da cascata produtiva será recebido pelo Estado. Ao invés de gastar energia com os pequenos negócios que se combata o grande sonegador. Eu gosto do Requião, é meu amigo, sou seu discípulo. Fui à casa dele, recentemente e recebi um banho de socialismo.

X - Por fim, o peixe, o açaí, o palmito. Fontes extraordinárias de riqueza para Rondônia. Por fim, o minério que de tanto existir pra nós rondonienses, bem pouco deixa. O petróleo enriquece povos, deixa royalty, com minério em abundância, energia, boi, a madeira, soja, agricultura sustentável ninguém segura Rondônia. Ainda mais, com o encanto do esporte, da cultura rica e variada, gente do céu, poderemos construir aqui, de fato, muito mais agora, o verdadeiro eldorado. Tudo isto com base sólida no conhecimento, na pesquisa cientifica, no estudo das nossas coisas.

Gente de Opinião
Fonte:Blog do Confúcio

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)