Domingo, 12 de julho de 2009 - 09h13
O debate em torno da operação Arco Verde deve ser estendido aos demais municípios rondonienses. A afirmação foi feita pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO) durante o seminário sobre o tema realizado na cidade de Pimenta Bueno(RO), na última sexta-feira(10).
O senador lembrou que a população rondoniense precisar tomar conhecimento sobre as alternativas oferecidas pelo governo federal aos proprietários rurais, situados nos municípios, que no passado foram atingidos pela Operação Arco de Fogo.
O senador que participou do evento juntamente com a deputada federal Marinha Raupp disse que em Brasília tem lutado para que os municípios rondonienses recebam ações dos ministérios diretamente envolvidos com o meio ambiente e a reforma agrária.Depois de ouvir o setor produtivo vamos solicitar aos ministérios ações que possa, promover a adequação do desenvolvimento sustentável no estado, disse.
Raupp informou que o projeto de sua autoria de nº 342/2008, que dispõe sobre o desmatamento zero e tramita na Comissão de Meio Ambiente prevê como compensação, dentre outras a regularização fundiária, aporte de recursos para o financiamento das propostas encaminhadas pelos proprietários rurais assentamentos para a reforma agrária e exploração de atividades agropecuárias ambientalmente sustentáveis.
As compensações atingiram as áreas já exploradas (gado de leite, gado de corte e café) devido ao fato de que Rondônia ter contribuído com o que a Amazônia preservou, esclareceu o senador, Os produtores rurais não podem se condenados já que no passado o governo federal incentivou o desmatamento, afirmou.
A Operação Arco Verde promovida pelo governo federal é realizada em 36 municípios de 4 estados da Amazônia Legal (Pará, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas) e objetiva discutir um novo modelo produtivo para a região, na busca de sustentabilidade ambiental e econômica, proibindo o desmatamento nestes estados.
Fonte: Ribamar Rodrigues
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes