Quarta-feira, 14 de dezembro de 2011 - 19h30
A Ecovale, Associação Comunitária Quilombola e Ecológica do Vale do Guaporé, vem trabalhando há 14 anos na região com um projeto espetacular que é o repovoamento de quelonios e outros animais que se utilizam das praias dos rios e garapés da região para procriação. Com o apoio da Emater, Idaron, grupo Noma e especialmente a Sedam.
É uma luta valorosa em favor da preservação ambiental, que conta com a colaboração de todos os moradores e ribeirinhos que vivem em torno da sede da Ecovale. O presidente da Ecovale, Zeca Lula, um quilombola nativo da região, conta atualmente com 36 associados e 12 funcionários envolvidos neste projeto ambiental, que já mudou completamente o comportamento dos ribeirinhos, pois antes do projeto entrar em ação, elas não preservavam nada, destruiam os ninhos dos quelonios e vendiam os animais levando-os quase ao exterminio. Atualmente, com raras exceções, os ribeirinhos ajudam na vigilância das praias durante a postura dos animais, e ficam de plantão até a eclosão.
No último fim de semana, o Secretário Adjunto da Sedam, José Sales, juntamente com autoridades bolivianas, que são parceiras no projeto, moradores da região , alunos das escolas do Vale do Guaporé e o presidente da Ecovale Zeca Lula, promoveram a soltura de aproximadamente 360.000 filhotes de tartarugas e tracajás nas praias do Vale do Guaporé e até o final da temporada de soltura, em meados de janeiro de 2012, atingirão o record mundial nesta modalidade. serão aproximadamente 2.800.000 filhotes de quelonios, sendo que a maioria é de tartarugas.
Zeca Lula e sua equipe, também comemoram a preservação de 22.501 gaivotas, 89 camaleões, viuvinhas (lulus) 159; tetéus 84.
A nota destoante ficou por conta dos cangaparas (espécie de quelonio), que ano passado foram soltos 340. este ano só foi encontrado um.
Fonte/Fotos: Rosinaldo Machado
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro