Segunda-feira, 14 de dezembro de 2020 - 16h58
No dia 13 de dezembro, domingo, da Praia da Tartaruguinha, Vale do Guaporé – EcoVale, foi realizado a soltura oficial dos filhotes de quelônios da temporada 2020 -2021. Nunca houve uma soltura de animais desta envergadura, foram devolvidos ao Rio Guaporé, a impressionante marca de 8.000.000 (Oito Milhões) de filhotes de quelônios, entre tartarugas, tracajás e matá-matás. Foram contabilizadas em torno de 80.000 (Oitenta Mil covas), que em média são depositados em torno de 100 ovos e este número Record só foi possível porque a temporada de chuvas deste ano na região do Vale do Guaporé, atrasou um pouco e deu para salvar praticamente todos os animais.
Devido a pandemia do coronavírus, o acesso a praia onde todos os anos ocorre a soltura, foi limitado e poucas pessoas tiveram o privilégio de acompanhar o maior Recorde do mundo de devolução de quelônios a um Rio, no caso, o Rio Guaporé.
Estiveram presentes algumas pessoas e entidades que sempre colaboram com o Projeto Quelônios: Adelio Barfaldi – Grupo Rovema, João Noma, Claudio Ferdinandi – Cesumar e Marcelo Fernandes – Comar, representantes da Sedam e Autoridades de São Francisco.
Não vai haver super população de quelônios, porque desta espetacular soltura, só 0001% consegue chegar a idade adulta, porque fazem parte da enorme cadeia alimentar que existe nos rios e igarapés da Região, são os jacarés, piranhas, a pirara e demais predadores que ficam à espreita do retorno dos filhotinhos de quelônios ao rio, para terem uma farta alimentação Natalina.
O presidente da EcoVale, Zeca Lula, mais uma vez pediu mais empenho dos Órgãos Governamentais no sentido de continuarem a apoiar o Projeto Quelônio não só durante a época da desova e sim o ano todo.
Porque na a área da EcoVale, possui inúmeras árvores e plantas medicinais, ainda não catalogadas, que são alvos de cobiça internacional.
Galeria de Imagens
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes