Quinta-feira, 26 de abril de 2012 - 09h08
A prefeitura de Porto Velho, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema), realizará nos dias três e quatro de maio próximo, o 1° Seminário de Qualidade Ambiental do Município. O local do evento será o auditório da Faculdade São Lucas, com abertura às 19 horas. Durante a solenidade de abertura, será feito o lançamento do 1° relatório da qualidade ambiental no Município, elaborado pela Sema e instituições parceiras.
Conforme a bióloga Lucinara Camargo, uma das coordenadoras, o seminário terá a participação especial de dois convidados de renome nacional – o Dr. Paulo Artaxo, graduado em física, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e a Drª Sandra Hancon, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em controle da poluição ambiental pela Manchester University e doutorado em Geoquímica Ambiental também pela UFRJ.
Os temas a serem explanados e debatidos durante o seminário, com exceção das palestras dos convidados especiais, fazem parte do conteúdo do relatório, que atende uma das exigências do Código de Meio Ambiente de Porto Velho, a Lei Complementar n° 138/2001, no artigo 45. Com cerca de 300 páginas, o relatório aborda pesquisas que avaliaram a qualidade do ar, dos recursos hídricos (água), nível de poluição sonora, o estado de conservação das unidades de conservação e avaliação das áreas técnicas da disposição final dos resíduos sólidos (lixo).
Lucinara Camargo também explicou que o relatório de qualidade ambiental deverá ser atualizado anualmente, como determina o Código de Meio Ambiente do Município. “Em dez anos de existência da Sema, é a primeira vez que a secretaria avalia a qualidade ambiental, graças ao empenho dos técnicos, dos nossos parceiros e a determinação do prefeito Roberto Sobrinho”, frisou. A Sema contou com apoio de acadêmicos da Faculdade São Lucas, Sipam, Ministério Público Estadual, Batalhão de Polícia Ambiental e Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).
Debates
O 2° dia do seminário será marcado por debates entre os participantes, com objetivo de elaborar propostas de políticas públicas que possam melhorar a qualidade ambiental em Porto Velho. Ao todo, serão realizadas cinco sessões temáticas. Elas abordarão qualidade do ar, disposição de resíduos sólidos, qualidade dos recursos hídricos, poluição sonora e unidade de conservação e terras indígenas.
Em cada sessão, será mostrado o que foi apurado nas pesquisas publicadas no relatório. Na sequência os grupos irão discutir os pontos negativos e positivos. Posteriormente, terão a missão de elaborar propostas que possam contribuir de alguma forma para com a melhoria da qualidade ambiental na Capital e nos distritos. “Essas propostas serão todas encaminhadas a Sema, órgão responsável pela implementação das políticas”, explicou Lucinara Camargo.
Fonte: Augusto José
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes