Quinta-feira, 26 de abril de 2012 - 09h08
A prefeitura de Porto Velho, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema), realizará nos dias três e quatro de maio próximo, o 1° Seminário de Qualidade Ambiental do Município. O local do evento será o auditório da Faculdade São Lucas, com abertura às 19 horas. Durante a solenidade de abertura, será feito o lançamento do 1° relatório da qualidade ambiental no Município, elaborado pela Sema e instituições parceiras.
Conforme a bióloga Lucinara Camargo, uma das coordenadoras, o seminário terá a participação especial de dois convidados de renome nacional – o Dr. Paulo Artaxo, graduado em física, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e a Drª Sandra Hancon, graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em controle da poluição ambiental pela Manchester University e doutorado em Geoquímica Ambiental também pela UFRJ.
Os temas a serem explanados e debatidos durante o seminário, com exceção das palestras dos convidados especiais, fazem parte do conteúdo do relatório, que atende uma das exigências do Código de Meio Ambiente de Porto Velho, a Lei Complementar n° 138/2001, no artigo 45. Com cerca de 300 páginas, o relatório aborda pesquisas que avaliaram a qualidade do ar, dos recursos hídricos (água), nível de poluição sonora, o estado de conservação das unidades de conservação e avaliação das áreas técnicas da disposição final dos resíduos sólidos (lixo).
Lucinara Camargo também explicou que o relatório de qualidade ambiental deverá ser atualizado anualmente, como determina o Código de Meio Ambiente do Município. “Em dez anos de existência da Sema, é a primeira vez que a secretaria avalia a qualidade ambiental, graças ao empenho dos técnicos, dos nossos parceiros e a determinação do prefeito Roberto Sobrinho”, frisou. A Sema contou com apoio de acadêmicos da Faculdade São Lucas, Sipam, Ministério Público Estadual, Batalhão de Polícia Ambiental e Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).
Debates
O 2° dia do seminário será marcado por debates entre os participantes, com objetivo de elaborar propostas de políticas públicas que possam melhorar a qualidade ambiental em Porto Velho. Ao todo, serão realizadas cinco sessões temáticas. Elas abordarão qualidade do ar, disposição de resíduos sólidos, qualidade dos recursos hídricos, poluição sonora e unidade de conservação e terras indígenas.
Em cada sessão, será mostrado o que foi apurado nas pesquisas publicadas no relatório. Na sequência os grupos irão discutir os pontos negativos e positivos. Posteriormente, terão a missão de elaborar propostas que possam contribuir de alguma forma para com a melhoria da qualidade ambiental na Capital e nos distritos. “Essas propostas serão todas encaminhadas a Sema, órgão responsável pela implementação das políticas”, explicou Lucinara Camargo.
Fonte: Augusto José
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament
O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual
Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação
O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se