Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Relatório RAPP do IBAMA: prazo para entrega é no final do mês

O prazo para entrega foi prorrogado para o final de junho, mas as multas podem chegar aos R$ 100 mil reais. Veja o que fazer para proteger o seu negócio!


Imagem: reprodução pixabay.com - Gente de Opinião
Imagem: reprodução pixabay.com

O fim do prazo para a entrega do Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais, o RAPP IBAMA, foi prorrogado para o dia 29 de junho.

A entrega do RAPP é obrigatória para as empresas que atuam em atividades que estejam submetidas à Taxa de Controle de Fiscalização Ambiental (TCFA). A não emissão do documento pode submeter o empreendimento a sanções, como, por exemplo, multas que podem alcançar os R$ 100.00,00 (valor proporcional à complexidade ambiental e categoria da empresa) ou mesmo o impedimento da renovação de seu licenciamento ambiental de operação (LAO).

O RAPP do Ibama é indispensável para controle ambiental e a fiscalização da empresa, já que o documento atua como um instrumento necessário para a coleta e avaliação de informações para os órgãos reguladores. A ausência desses dados ou a entrega do relatório com informações incompletas, omitidas ou falsas também pode gerar penalizações às empresas.

 

Quem deve fazer o RAPP do IBAMA?

 

Todas as empresas e pessoas físicas que exerçam alguma das atividades descritas no Anexo VII da Lei 6.983/81 devem realizar a emissão do relatório RAPP Ibama 2020, referente ao ano-base de 2019. Enquadram-se na exigência os empreendimentos que exercem as chamadas Atividades Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Naturais (CTF/APP).

Entre as categorias de empresas que precisam emitir anualmente o RAPP Ibama estão as indústrias químicas, de plástico e derivados, metalúrgicas, mineradoras, têxtil, calçadista, entre outras, assim como prestadoras de serviços como tratamento de resíduos.

 

Como fazer o relatório RAPP do IBAMA?

 

Com a automatização dos bancos de dados dos órgãos reguladores ambientais, grande parte das empresas já conhece os meios de como preencher o RAPP Ibama. O envio do relatório é feito a partir de formulários eletrônicos que devem ser emitidos e enviados inteiramente de forma online no site do IBAMA.

Mesmo que o procedimento seja integralmente digital, as empresas precisam preencher adequadamente diferentes modelos de formulários que são divididos em categorias e modelos diferentes, pois esses documentos digitais variam de acordo com temas específicos e das atividades realizadas registradas no Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadora de Recursos Naturais (CTF/ APP) e de acordo com nexos da IN IBAMA 06/2014. Por esse motivo, a elaboração e envio do RAPP Ibama só é possível para as empresas que já estão devidamente registradas e regularizadas no sistema do CTF/APP.

A partir daí, as empresas podem seguir dois caminhos para preencher o relatório: inserir manualmente todos os dados referentes ao período de 1 de janeiro a 31 de dezembro do ano base, reportando o número de sua licença ambiental, dados quantitativos sobre recursos extraídos, produzidos, comercializados e/ou consumidos, quantidades de resíduos gerados, valores de faturamento e demais informações que devem ser coletadas das operações, organização e logística da empresa.

 

Como elaborar o relatório RAPP de forma simples?

 

Há também a possibilidade de resgatar as informações integradas da gestão de resíduos online da empresa, como ocorre no sistema automatizado da VGR, que é um software de gestão de resíduos online, capaz de resgatar e organizar as informações de todas as etapas de produção inseridas ao longo do ano para compor o VGR - IBAMA

A ferramenta é capaz de resgatar e gerar relatórios a qualquer momento para o preenchimento do RAPP, assim como dados do CADRI e MTR, otimizando e agilizando consideravelmente a apuração das informações e a padronização da documentação necessária para manter a empresa em conformidade com a fiscalização ambiental.

A tecnologia de gestão que o software VGR disponibiliza para pequenas, médias e grandes empresas, também atua no gerenciamento diário da empresa, detectando gargalos, otimizando processos e reduzindo o volume de resíduos gerados em suas operações.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)