Segunda-feira, 7 de junho de 2021 - 12h00
O fim do prazo para a entrega do Relatório Anual de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Ambientais, o RAPP IBAMA, foi prorrogado para o dia 29 de junho.
A entrega do RAPP é obrigatória para as empresas que atuam em atividades que estejam submetidas à Taxa de Controle de Fiscalização Ambiental (TCFA). A não emissão do documento pode submeter o empreendimento a sanções, como, por exemplo, multas que podem alcançar os R$ 100.00,00 (valor proporcional à complexidade ambiental e categoria da empresa) ou mesmo o impedimento da renovação de seu licenciamento ambiental de operação (LAO).
O RAPP do Ibama é indispensável para controle ambiental e a fiscalização da empresa, já que o documento atua como um instrumento necessário para a coleta e avaliação de informações para os órgãos reguladores. A ausência desses dados ou a entrega do relatório com informações incompletas, omitidas ou falsas também pode gerar penalizações às empresas.
Quem deve fazer o RAPP do IBAMA?
Todas as empresas e pessoas físicas que exerçam alguma das atividades descritas no Anexo VII da Lei 6.983/81 devem realizar a emissão do relatório RAPP Ibama 2020, referente ao ano-base de 2019. Enquadram-se na exigência os empreendimentos que exercem as chamadas Atividades Poluidoras e Utilizadoras de Recursos Naturais (CTF/APP).
Entre as categorias de empresas que precisam emitir anualmente o RAPP Ibama estão as indústrias químicas, de plástico e derivados, metalúrgicas, mineradoras, têxtil, calçadista, entre outras, assim como prestadoras de serviços como tratamento de resíduos.
Como fazer o relatório RAPP do IBAMA?
Com a automatização dos bancos de dados dos órgãos reguladores ambientais, grande parte das empresas já conhece os meios de como preencher o RAPP Ibama. O envio do relatório é feito a partir de formulários eletrônicos que devem ser emitidos e enviados inteiramente de forma online no site do IBAMA.
Mesmo que o procedimento seja integralmente digital, as empresas precisam preencher adequadamente diferentes modelos de formulários que são divididos em categorias e modelos diferentes, pois esses documentos digitais variam de acordo com temas específicos e das atividades realizadas registradas no Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras e Utilizadora de Recursos Naturais (CTF/ APP) e de acordo com nexos da IN IBAMA 06/2014. Por esse motivo, a elaboração e envio do RAPP Ibama só é possível para as empresas que já estão devidamente registradas e regularizadas no sistema do CTF/APP.
A partir daí, as empresas podem seguir dois caminhos para preencher o relatório: inserir manualmente todos os dados referentes ao período de 1 de janeiro a 31 de dezembro do ano base, reportando o número de sua licença ambiental, dados quantitativos sobre recursos extraídos, produzidos, comercializados e/ou consumidos, quantidades de resíduos gerados, valores de faturamento e demais informações que devem ser coletadas das operações, organização e logística da empresa.
Como elaborar o relatório RAPP de forma simples?
Há também a possibilidade de resgatar as informações integradas da gestão de resíduos online da empresa, como ocorre no sistema automatizado da VGR, que é um software de gestão de resíduos online, capaz de resgatar e organizar as informações de todas as etapas de produção inseridas ao longo do ano para compor o VGR - IBAMA.
A ferramenta é capaz de resgatar e gerar relatórios a qualquer momento para o preenchimento do RAPP, assim como dados do CADRI e MTR, otimizando e agilizando consideravelmente a apuração das informações e a padronização da documentação necessária para manter a empresa em conformidade com a fiscalização ambiental.
A tecnologia de gestão que o software VGR disponibiliza para pequenas, médias e grandes empresas, também atua no gerenciamento diário da empresa, detectando gargalos, otimizando processos e reduzindo o volume de resíduos gerados em suas operações.
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes