Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Rio Acre sobe e alaga 95% de Brasileia


Rio Acre sobe e alaga 95% de Brasileia  - Gente de Opinião

Brasileia foi atingida pela cheia do rio Acre e está em situação de emergência. De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil no domingo, 19, o nível era de 12,32 metros, e hoje pela manhã estava com 13,50 metros. As informações da medição realizada ao meio-dia ainda não foram repassadas pela dificuldade de comunicação via telefone. A cidade também está sem energia elétrica e sem internet.

Na manhã de hoje o governador Tião Viana esteve em Brasileia para acompanhar de perto a situação das cinco mil pessoas que foram atingidas pela cheia. 700 famílias já foram retiradas de suas residências e transferidas para casa de familiares ou para abrigos públicos. Homens do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Exército, da equipe de governo da cidade e de populares estão trabalhando em conjunto para minimizar o sofrimento dos alagados.

“Esta é a alagação mais agressiva que Brasileia já sofreu. O governo presta integral apoio. Estamos autorizando a prefeitura a fazer uso do que for necessário em relação à alimentação, medicamentos, fortalecendo as ações nos abrigos. Todos os insumos serão enviados à Brasileia”, destacou o governador.

A prefeita de Brasileia, Leila Galvão, decretou situação de emergência em razão do número de pessoas que foram obrigadas a deixar suas residências. A praça Hugo Poli, por exemplo, está totalmente embaixo d’água. “95% da cidade está alagada. A situação só não está pior porque há quatro dias, nós já estávamos trabalhando com a divulgação da informação de que as águas que atingiram Assis Brasil chegariam a Brasileia. Quero agradecer o apoio irrestrito do governo do Estado, da população de nossa cidade e de nossa equipe que tem se dedicado neste momento. Estamos organizando os abrigos, disponibilizando alimentos e ações de saúde para dar mais conforto para as pessoas”, pontuou a prefeita.

Apoio aos desabrigados de Brasileia

O Governo já autorizou a assinatura de um convênio no valor de R$ 200 mil com a prefeitura de Brasileia. O recurso será utilizado na compra dos itens de primeira necessidade dos desabrigados. Já foram enviados ao município três mil litros de combustível, colchões e caminhões com água potável. “Estamos empenhados para ajudar as famílias que estão vivendo este momento delicado”, ressaltou o comandante do Batalhão da Polícia Militar de Brasileia, coronel Aires.

Fonte: Tatiana Campos / Agência de Notícias do Acre

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)