Terça-feira, 11 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Rio Grande do Sul: Seca compromete lavouras e pastagens


Lúcia Nórcio
Agência Brasil

Curitiba – Com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de chuvas abaixo da média para os próximos três meses, a estiagem que atinge o Rio Grande do Sul já compromete lavouras, pastagens e a produção de alguns hortigranjeiros.

A situação é crítica em 42 municípios que decretaram situação de emergência. Mais 24 estão em estado de alerta. De acordo com o último boletim da Defesa Civil, a estiagem no estado atinge 248.423 pessoas, a maioria pequenos agricultores.

Os dados atualizados com as perdas nas culturas de verão serão divulgados amanhã(5), pela empresa de extensão rural do estado, a Emater/RS, no relatório do Sistema de Monitoramento das Condições das Culturas.

Segundo o último Informativo Conjuntural, elaborado pela Emater/RS, as chuvas que ocorreram nos últimos dias em boa parte do Rio Grande do Sul, que, em algumas áreas, foram fortes e, em outras, de pequeno volume, apenas amenizaram o problema da estiagem.

A última estimativa, divulgada no mês de dezembro, registrava perdas de até 40% das lavouras de milho e feijão, em relação às expectativas iniciais.

Os produtores de leite também devem enfrentar problemas devido à estiagem, já que estão utilizando mais alimentos volumosos processados (silagem, feno e rações). Esses itens, segundo os produtores, aumentam os custos de produção do leite, reduzindo a rentabilidade da atividade.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 11 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

O governador de Rondônia coronel Marcos Rocha conduziu, nesta segunda-feira (19), uma reunião com representantes do Comitê Gestor de Enfrentamento à

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Com o intuito de apresentar soluções para um problema ambiental e possibilitar a geração de renda extra às comunidades e extrativistas, o governo de

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

No dia 17 de fevereiro de 2025, uma equipe da Polícia Militar Ambiental, composta pelas unidades de Vilhena e Guajará-Mirim, participou de uma missã

Gente de Opinião Terça-feira, 11 de março de 2025 | Porto Velho (RO)