Segunda-feira, 26 de dezembro de 2011 - 13h04
Pelo menos 30 famílias que residem no barro da Lagoa e na região conhecida por Moa, em Cruzeiro do Sul, no Acre, já tiveram de ser removidas de suas casas pelo Corpo de Bombeiros Militar, expulsas pela enchente do rio Juruá, que na manhã desta segunda-feira (26), ultrapassou a cota de transbordamento, (13m) e está medindo 13.49m, em sua calha mais profunda.
A enchente repentina do rio Juruá é motivado pelas chuva nas cabeceiras do manancial, onde o seu principal afluente (rio Moa), ainda recebe muita água.
Nas áreas atingidas pela enchente a energia elétrica foi suspensa para evitar acidentes. Estima-se que pelo menos 150 famílias já deixaram suas casas por conta própria. As demais, onde saem com a ajuda da Defesa Civil, estão sendo removidas para abrigos públicos improvisados em escolas e creches do município.
O prefeito da cidade Vagner Sales colocou toda estrutura da prefeitura para auxiliar os desabrigados e deve decretar situação de emergência inda esta manhã.
Do alto da cidade, é possível ter uma dimensão do alcance das água que praticamente fez desaparecer as ruas do bairro da Lagoa.
Apesar dos transtornos causado pela enchente, a bela paisagem do rio Juruá impressiona e atrai dezenas de curiosos que aproveitam para tirar fotografias de cima da ponte.
No fim desta tarde, a Defesa Civil Estadual, que monitora a elevação do nível do rio Juruá, deve emitir um novo boletim, informando a situação do momento.
Serviço:
Afluente = Rio Moa
Cota de Alerta = 11,80 m
Cota de Transbordamento = 13,00 m
Fonte: Salomão Matos / ac24horas / Rio Branco- Acre
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes