Quarta-feira, 18 de março de 2009 - 20h11
As chuvas na Bolívia estão contribuíndo para a elevação do rio Madeira próximo à jusante. Por enquanto, ainda não há registro de alagamentos consideráveis.
Daniel Panobianco - O rio Madeira atingiu na manhã desta quarta-feira (18), o limite acima da cota de alerta que é de 13,72 metros, estando com 13,75 metros, de acordo com dados da estação telemétrica da ANA (Agência Nacional de Águas). No mesmo período do ano passado, o mesmo estava em 13,84 metros.
O aumento na estação Morada Nova, na jusante com o rio Mamoré traz um alerta não somente à população local, mais precisamente no distrito de Abunã, bem como toda a residente em sua extensão até Humaitá, no Amazonas. Em Porto Velho, os bairros situados às margens do Madeira são os mais atingidos quando o nivel ultrapassa os 15 metros.
O aumento considerável no nível do rio na capital é nítido pela quantidade assustadora de troncos e até árvores inteiras trazidas pela correnteza. Parte do barranco em alguns pontos está cedendo, o que faz com que o nível avance leito adentro.
Apesar das duas barragens que estão sendo erguidas na construção das hidrelétricas, o nível do Madeira tende a não responder pela estrutura feita pelo homem e ultrapassar todos os obstáculos.
A chuva na Bolívia já diminuiu e segundo o Serviço de Hidrologia e Meteorologia do país, a situação do rio Beni é normal, até o momento. Já o nível do rio Mamoré também está acima da cota, o que deixa em alerta moradores de Guajará-Mirim, do lado brasileiro. Normalmente, o período máximo do rio Madeira na capital de Rondônia costuma ser registrado na primeira quinzena de abril.
Dados: ANA - SENAHMI
Fonte: De olho no tempo
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes