Sexta-feira, 6 de dezembro de 2013 - 16h30
As atividades de capacitações do Centro de Estudos Rioterra, deste ano de 2013, encerraram com a realização do curso de ecologia da floresta, que teve como tema central, a importância das áreas protegidas. O enfoque principal foi os meios de vida nas unidades de conservações. Ação fez parte do Projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, e com parcerias da Ecoporé, Kanindé e UNIR.
Dentre os assuntos trabalhados com os alunos foram debatidos: Sistema Nacional de Unidades de Conservação-SNUC, gestão de unidades de conservação e plano de manejo de usos múltiplos, caracterização física, levantamento biótico e monitoramento da biodiversidade em unidades de conservação. Além de teoria os participantes fizeram aulas práticas sobre métodos de levantamento de espécies de fauna (mastofauna, herpetofauna e avifauna), flora e suas relações com o meio físico.
As aulas teóricas aconteceram nos dias 27 e 28 de novembro, na sede do CES Rioterra em Porto Velho e as práticas aconteceram nos dias 28, 29 e 30 de novembro, na FLONA do Jamari e no Viveiro Municipal em Itapuã do Oeste.
Participaram do curso, acadêmicos de biologia, engenharia florestal, engenharia agronômica e gestão ambiental, além de profissionais da área ambiental e técnicos do governo que desenvolvem atividades de planejamento e pesquisa voltadas à gestão e conservação de recursos naturais.
Fonte: Solano Ferreira
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro