Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Rondônia é beneficiada com projeto rios + limpos do Ministério do Meio Ambiente; ação começa no Rio Pacaás Novos


Rio Pacaás Novos é o primeiro a receber a ação - Gente de Opinião
Rio Pacaás Novos é o primeiro a receber a ação

Com a intenção de melhorar a qualidade das águas no país e, em consequência, a saúde e a qualidade de vida das pessoas,  o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), está promovendo ações de despoluição de rios, através do projeto Rios + limpo, lançado pelo Ministério do Meio ambiente.

O projeto de despoluição de rios, com incentivo de ações de preservação e limpeza da água, tem como objetivo retirar toneladas de resíduos sólidos de rios em todo país. A iniciativa visa melhorar a qualidade das águas e efluentes [resíduos] do saneamento básico e fortalecer as ações para a preservação de áreas fluviais e a biodiversidade local.

Nesta proposta, as coordenadorias de Educação Ambiental (Ceam), Povos Indígenas (Copim) e Unidades de Conservação (CUC) estão desenvolvendo ações para incentivar a realização de limpeza e coleta de lixo em áreas fluviais.

Em Rondônia, o primeiro local a receber o projeto é o Rio Pacaás Novos, em Guajará-Mirim. A atividade  irá acontecer em duas fases, sendo que na primeira será trabalhada a educação ambiental nas comunidades indígenas e ribeirinhas do entorno do rio, onde serão entregues sacos de ráfia, enquanto a equipe da Ceam e Copim promovem orientações educativas para conscientizar a população quanto à limpeza dos rios e ao descarte dos resíduos sólidos.

Na segunda fase,  será realizado o mutirão de limpeza, onde 15 embarcações da ação passarão nos locais que foram deixados os sacos de lixo para coletar os resíduos.

“Rondônia foi contemplada com a execução deste projeto e nos da Sedam somos parceiros desta ação. Os trabalhos começaram dia 25 de outubro e vão até o dia 7 de novembro, com abordagens domiciliares nas aldeias indígenas em torno do rio Pacaás Novos, para realizar orientação sobre a educação ambiental e a importância de depositar os resíduos em local adequado”, afirmou a coordenadoria de educação ambiental, Maricélia Cantanhede.

A atuação é realizada em conjunto com a associação de catadores de materiais recicláveis Nova Vida (Ascanov) que será responsável pelo transporte e destinação final dos resíduos.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)