Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Rondônia participa do Corredor Etnoambiental na Rio+20


O gerente de populações indígenas da Secretaria do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam), Narai Suruí, representou nesta sexta-feira (15) a secretária responsável pela pasta, Nanci Rodrigues, no lançamento do Corredor Etnoambiental Tupi Mondé, realizado na Cúpula dos Povos, Aterro do Flamengo, como parte da programação da Rio+20.

O Corredor Etnoambiental Tupi Mondé representa as etnias Cinta-Larga, de Espigão do Oeste; Suruí, de Cacoal; Gavião, Arara e Zoró, de Ji-Paraná. Nele é possível encontrar representantes dos povos e produtos que expressam a cultura de cada um.

Esta é uma ação já discutida no Estado e que agora está sendo apresentada na Rio+20 cujo objetivo é reconhecer o direito dos povos indígenas rondonienses. Como representante do governo na solenidade, Narai diz que o governo de Rondônia está implantando uma política pública específica e diferenciada voltada para o meio ambiente nas terras indígenas.

A participação no Corredor Etnoambiental na Rio+20 vai definir o que o índio pode explorar de forma sustentável dentro da sua área.

Para o governo o corredor é importante, pois facilita o diálogo com as populações indígenas. “Hoje temos 3 corredores, então o governo pode criar um programa específico para atender as demandas de todos eles”, afirma Narai.

O segundo Corredor Etnoambiental é o Tupi-Kwahiba, que representa os povos indígenas de Ouro Preto do Oeste até o sul do Amazonas e o terceiro é o Tupi-Martinez-Mamoré, englobando os índios de Porto Velho à Guajará-Mirim.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)