Sábado, 16 de junho de 2012 - 09h06
O gerente de populações indígenas da Secretaria do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam), Narai Suruí, representou nesta sexta-feira (15) a secretária responsável pela pasta, Nanci Rodrigues, no lançamento do Corredor Etnoambiental Tupi Mondé, realizado na Cúpula dos Povos, Aterro do Flamengo, como parte da programação da Rio+20.
O Corredor Etnoambiental Tupi Mondé representa as etnias Cinta-Larga, de Espigão do Oeste; Suruí, de Cacoal; Gavião, Arara e Zoró, de Ji-Paraná. Nele é possível encontrar representantes dos povos e produtos que expressam a cultura de cada um.
Esta é uma ação já discutida no Estado e que agora está sendo apresentada na Rio+20 cujo objetivo é reconhecer o direito dos povos indígenas rondonienses. Como representante do governo na solenidade, Narai diz que o governo de Rondônia está implantando uma política pública específica e diferenciada voltada para o meio ambiente nas terras indígenas.
A participação no Corredor Etnoambiental na Rio+20 vai definir o que o índio pode explorar de forma sustentável dentro da sua área.
Para o governo o corredor é importante, pois facilita o diálogo com as populações indígenas. “Hoje temos 3 corredores, então o governo pode criar um programa específico para atender as demandas de todos eles”, afirma Narai.
O segundo Corredor Etnoambiental é o Tupi-Kwahiba, que representa os povos indígenas de Ouro Preto do Oeste até o sul do Amazonas e o terceiro é o Tupi-Martinez-Mamoré, englobando os índios de Porto Velho à Guajará-Mirim.
Fonte: Decom
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament
O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual
Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação
O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se