Terça-feira, 29 de julho de 2008 - 11h51
Rondônia dá um importante passo para consolidar um sistema de agricultura moderno. Será realizado entre os dias 31 de julho e 03 de agosto, em Ouro Preto do Oeste, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, o 1˚ Encontro Estadual de Agroecologia. O evento pretende divulgar a produção de alimentos agroecológicos, o artesanato tradicional do estado e as novas tendências da área.
Uma das atividades do encontro é o Festival das Sementes Crioulas, uma tecnologia popular, que busca resgatar e valorizar a biodiversidade da região. À noite os participantes do encontro e o público em geral poderão desfrutar de uma variada agenda cultural com música, filmes, exposições e comidas típicas.
O encontro terá como participantes agricultores familiares, extrativistas, povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, assentados, pescadores, além de estudantes e técnicos, sendo um dos critérios valorizados a participação das mulheres.
Agroecologia
Agroecologia é a mais importante proposta nos dias atuais para a prática da agricultura porque alia o saber do agricultor ao saber científico, busca a produção de alimentos mais saudáveis e naturais, combatendo o uso de agrotóxicos, a dependência de insumos químicos, a monocultura e a alta mecanização, além da concentração de terras produtivas e a exploração do trabalhador rural. E seu princípio básico é o uso racional dos recursos naturais.
Nessa perspectiva, de acordo com o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Olavo Nienow, foi criada em Rondônia a Articulação Rondoniense de Agroecologia (AROA), organizadora do encontro, cuja finalidade é propor, de forma participativa, ações e iniciativas que viabilizem a produção familiar, com a utilização sustentável dos recursos naturais existentes.
A AROA é composta por várias entidades não governamentais, governamentais e dos movimentos sociais sensibilizados com a necessidade de desenvolver sistemas de produção sustentáveis e fortalecer a produção agroecológica de Rondônia, entre elas: Incra, Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Projeto Padre Ezequiel, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ji-Paraná, Projeto Terra Sem Males, Ceplac, Embrapa, Fetagro, Projeto RECA, Projeto Natureza Viva, Cooacaram/Acaram, CPT, ADA-AÇAÍ, EFA, STTR, Ibama, Sematur/Opo, Alpa, Coopflora, Cootraron, Panderej, Territórios, Via Campesina, MST, MPA, MAB.
Fonte: Jeane Machado
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro