Segunda-feira, 28 de abril de 2008 - 05h43
A mais intensa onda de ar frio do ano, por enquanto, deve provocar um forte resfriamento em grande parte do Brasil. Na Amazônia, os Estados de Rondônia, Acre e sudoeste do Amazonas receberão a terceira friagem do ano.
Daniel Panobianco O que antes era apenas especulação e a titulo de curiosidade, mostrar aos leitores na sexta-feira (25), a nota "Temperaturas podem despencar na próxima semana", agora de fato ganha seus ajustes para o que realmente podemos esperar esta semana. Frio e de verdade que deve ser sentido de Norte a Sul do Brasil, literalmente.
A chegada de uma intensa frente-fria ao Sul do Brasil já provoca temporais no Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, Estado mais castigado pelos temporais até o momento. Logo depois será a vez de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e por fim, Mato Grosso, Rondônia e Acre.
Essa frente-fria é por enquanto a mais potente do ano até o momento. Vem com grande carga de umidade e em sua retaguarda, um expressivo sistema de alta pressão atmosférica. Depois da chuvarada que deve atingir diversas cidades de Rondônia, Acre e Amazonas, já nesta terça-feira (29), a queda de temperatura será a nível de tombo e, diga-se de passagem, de um belo tombo dos termômetros.
O histórico de registro de temperaturas em Rondônia apresenta somente um recorde de frio intenso para o mês de maio, com marca de apenas um digito no termômetro, que pertence à cidade de Vilhena. Essa marca foi registrada no dia 10 de maio de 2007, quando os vilhenenses acordaram sob uma temperatura mínima de apenas 09,5°C. Esses dados que são fonte de arquivo pessoal, também estão de acordo com os do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), que recebe informações do aeródromo do aeroporto Brigadeiro Camarão.
Previsão
À medida que a frente-fria avançar para Rondônia provocando chuva e possíveis temporais localizados, as temperaturas já começarão a cair devido ao vento, que passará a soprar do quadrante sul. Essa estimativa é vista pelos diversos modelos de previsão numérica entre a manhã e inicio de tarde de quarta-feira (30). As temperaturas, naturalmente cairão primeiro no sul do Estado, região de Vilhena, considerada a cidade com o melhor clima da Região Norte do Brasil.
Entre todo o período da quinta-feira, o sistema frontal já terá chegado até Porto Velho, onde há risco de chuva forte, segundo previsões do CPTEC/INPE. Nas demais áreas do Estado, o vento frio soprará com intensidade moderada e a cobertura de nuvens baixas aumentará a sensação de frio.
Destaque para baixas temperaturas durante o dia
As temperaturas máximas, que normalmente passam os 30°C nas tardes em Rondônia, neste dia não passarão de 20°C no Cone Sul e Vale do Guaporé.
A estimativa dos modelos vai além. A previsão é de que essa friagem seja um pouco mais duradoura. Com isso, as menores temperaturas devem ocorrer na sexta-feira (02/05), mas sem risco de ser quebrado o recorde de frio em Vilhena. Apesar de a maioria dos modelos preverem mínima entre 13°C e 15°C para a cidade, os mais otimistas em frio jogam até 12°C para a madrugada de sexta-feira. No restante do Estado também deve fazer frio, com mínimas perto de 16°C nas regiões de Costa Marques e Guajará-Mirim e entre 15°C e 16°C nas áreas de Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná, Jaru e Ariquemes. Em Porto Velho, as estimativas apontam para 19°C de mínima, mas por conta do vento frio de sul, a sensação será de temperaturas abaixo dos 16°C.
Fonte: Daniel Panobianco com Dados: CPTEC/INPE INMET REDEMET Weather Channel Weather Underground Accu Weather Wyoming
Fonte: AMAZONIAOVIVO.COM
Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala
Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano
Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament
O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual
Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação
O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se