Segunda-feira, 28 de abril de 2008 - 05h43
A mais intensa onda de ar frio do ano, por enquanto, deve provocar um forte resfriamento em grande parte do Brasil. Na Amazônia, os Estados de Rondônia, Acre e sudoeste do Amazonas receberão a terceira friagem do ano.
Daniel Panobianco O que antes era apenas especulação e a titulo de curiosidade, mostrar aos leitores na sexta-feira (25), a nota "Temperaturas podem despencar na próxima semana", agora de fato ganha seus ajustes para o que realmente podemos esperar esta semana. Frio e de verdade que deve ser sentido de Norte a Sul do Brasil, literalmente.
A chegada de uma intensa frente-fria ao Sul do Brasil já provoca temporais no Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, Estado mais castigado pelos temporais até o momento. Logo depois será a vez de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e por fim, Mato Grosso, Rondônia e Acre.
Essa frente-fria é por enquanto a mais potente do ano até o momento. Vem com grande carga de umidade e em sua retaguarda, um expressivo sistema de alta pressão atmosférica. Depois da chuvarada que deve atingir diversas cidades de Rondônia, Acre e Amazonas, já nesta terça-feira (29), a queda de temperatura será a nível de tombo e, diga-se de passagem, de um belo tombo dos termômetros.
O histórico de registro de temperaturas em Rondônia apresenta somente um recorde de frio intenso para o mês de maio, com marca de apenas um digito no termômetro, que pertence à cidade de Vilhena. Essa marca foi registrada no dia 10 de maio de 2007, quando os vilhenenses acordaram sob uma temperatura mínima de apenas 09,5°C. Esses dados que são fonte de arquivo pessoal, também estão de acordo com os do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), que recebe informações do aeródromo do aeroporto Brigadeiro Camarão.
Previsão
À medida que a frente-fria avançar para Rondônia provocando chuva e possíveis temporais localizados, as temperaturas já começarão a cair devido ao vento, que passará a soprar do quadrante sul. Essa estimativa é vista pelos diversos modelos de previsão numérica entre a manhã e inicio de tarde de quarta-feira (30). As temperaturas, naturalmente cairão primeiro no sul do Estado, região de Vilhena, considerada a cidade com o melhor clima da Região Norte do Brasil.
Entre todo o período da quinta-feira, o sistema frontal já terá chegado até Porto Velho, onde há risco de chuva forte, segundo previsões do CPTEC/INPE. Nas demais áreas do Estado, o vento frio soprará com intensidade moderada e a cobertura de nuvens baixas aumentará a sensação de frio.
Destaque para baixas temperaturas durante o dia
As temperaturas máximas, que normalmente passam os 30°C nas tardes em Rondônia, neste dia não passarão de 20°C no Cone Sul e Vale do Guaporé.
A estimativa dos modelos vai além. A previsão é de que essa friagem seja um pouco mais duradoura. Com isso, as menores temperaturas devem ocorrer na sexta-feira (02/05), mas sem risco de ser quebrado o recorde de frio em Vilhena. Apesar de a maioria dos modelos preverem mínima entre 13°C e 15°C para a cidade, os mais otimistas em frio jogam até 12°C para a madrugada de sexta-feira. No restante do Estado também deve fazer frio, com mínimas perto de 16°C nas regiões de Costa Marques e Guajará-Mirim e entre 15°C e 16°C nas áreas de Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná, Jaru e Ariquemes. Em Porto Velho, as estimativas apontam para 19°C de mínima, mas por conta do vento frio de sul, a sensação será de temperaturas abaixo dos 16°C.
Fonte: Daniel Panobianco com Dados: CPTEC/INPE INMET REDEMET Weather Channel Weather Underground Accu Weather Wyoming
Fonte: AMAZONIAOVIVO.COM
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro