Domingo, 18 de julho de 2021 - 11h25
Desde o dia 3 deste mês de julho está em andamento Operação Samaúma, executada pelo Comando Conjunto Amazônia, coordenada pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva, conforme o decreto presidencial, tem duração inicial prevista para dois meses.
A “Samaúma” abrange os estados de Rondônia, Acre e sul do Estado do Amazonas, área de responsabilidade da 17ª e, inicialmente, serão desenvolvidas em 12 municípios,
As ações serão voltadas ao combate aos crimes ambientais na Amazônia, com ênfase no desmatando ilegal, e ocorrerão em ambiente interagências, com o máximo de integração com Instituições Federais e Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização dos estados de RO, AC e AM.
Na fase inicial os resultados têm sido positivos, com ações desenvolvidas na Flona Jamari, região do município de Cujubim, onde um pelotão da 17ª montou uma base de apoio logístico em apoio ao ICMBio, além de realizar patrulhamentos motorizados, em o primeiro resultado foi a apreensão de uma Escavadeira Hidráulica, que vinha sendo usada em área de garimpo ilegal.
Já no dia 14 uma ação conduzida pelo ICMBio, na Flona do Jamari, apreendeu cerca de 700m³ de madeira que estariam prontas para serem retiradas ilegalmente. Não houve flagrante, mas estima-se que o valor do material apreendido foi de mais de R$ 1.200.000,00. Durante esses primeiros dias de Operação, já foram fiscalizados 7 (sete) madeireiras no Município de Cujubim, e aplicadas multas que totalizam o valor de R$ 551.500,00.
PARTICIPAM
Participam da “Operação Samaúma” a 17ª BIS, além dos seguintes órgãos: PF, PRF, IBAMA, ICMBio, FUNAI, SEDAM/RO, PM/RO e CBM/RO, o Censipam e a FTCI PB.
O nome “Operação Samaúma” homenageia a árvore conhecida como rainha da Amazônia, que guarda e distribui água para outras espécies.
Galeria de Imagens
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro