Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Santo Antônio Energia leva Educação Ambiental a reassentamentos


As 40 famílias residentes no reassentamento Novo Engenho Velho, na margem esquerda do rio Madeira, recebem hoje, sábado, uma programação especial para discussão dos assuntos relacionados ao lugar onde moram de uma maneira mais lúdica. É a “Tenda Ecos do Madeira”, que levará para a comunidade brincadeiras e atividades culturais, como peça de teatro e show do cantor e compositor “beradeiro” Caribé, que lançou um novo CD em maio deste ano.

Trata-se do primeiro evento da nova fase dos Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social da UHE Santo Antônio que, a partir deste mês, passam a ser desenvolvidos de forma integrada.

Ao invés de reuniões e apresentações, haverá “rodas de prosa” sobre temas como fortalecimento social; gênero; comunicação comunitária; valorização cultural e destinação de resíduos. Estes temas serão abordados de forma leve, servirão como uma espécie de "aperitivo", ou melhor, como atividade deflagradora das próximas ações.

“Optamos por proporcionar ao morador um dia diferente e agradável, de modo que ele tome conhecimento e se aproxime naturalmente desse novo momento. Dessa forma, o entretenimento é o ponto chave dos eventos e, entre uma atração e outra, faremos as rodas de prosa”, explica a jornalista Juliane Calaes, coordenadora de Comunicação Social.

Para a realização dessa nova etapa dos Programas de Comunicação Social e Educação Ambiental da Santo Antônio Energia, foi contratado o Centro de Pesquisas de Populações Tradicionais – CPPT Cuniã. O projeto “Tenda Eco do Madeira” teve sua estreia nos reassentamentos Riacho Azul e São Domingos e a programação ainda inclui os reassentamentos Vila Nova de Teotônio, Santa Rita, Morrinhos e Parque dos Buritis, em Jacy-Paraná.

Santo Antônio Energia

É a concessionária responsável pela construção e operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia gerada. A usina, que iniciou a geração comercial de energia em 30 de março de 2012, gerará, a partir de 2016, energia suficiente para abastecer o consumo de, aproximadamente, 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis.
Informações para a imprensa


Fonte: José Carlos Sá

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO

Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor

O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

Projeto apoiado pelo Grupo Rovema realiza soltura de quase 600 mil filhotes de quelônios no rio Guaporé em RO

No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano

Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)