Sexta-feira, 17 de outubro de 2014 - 17h27
Agência Brasil
A cidade de São Paulo registrou hoje (17) temperatura recorde. Por volta das 14h os termômetros da Estação Meteorológica Jaçanã/Tremembé, na zona norte, marcaram 39,3 graus Celsius (ºC). Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), é a maior temperatura desde o começo das medições, em 2000. O recorde anterior ocorreu em 2006, quando foram registrados 39,2ºC.
Na Estação do Mirante de Santana, também na zona norte, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aferiu a maior temperatura dos últimos 71 anos, quando começaram as medições (37,8°C). O recorde anterior foi em janeiro de 1999, quando os termômetros da estação marcaram 37ºC.
O ar seco dos últimos dias tem aumentado sensação de desconforto. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil chegou a decretar estado de atenção das 12h55 as 15h15, quando a umidade ficou abaixo dos 30%.
Segundo ao meteorologista do Inmet, Helena Turon, o calor deve continuar até domingo (19). “Domingo vai ficar mais quente ainda”, disse a especialista. No entanto, durante a noite, a chegada de uma frente fria deve aliviar a temperatura e aumentar a umidade do ar. “Com a aproximação da frente fria, no domingo, chove. Na segunda-feira também estamos esperando chuva. Não será uma chuva como a gente tem quando vem aquele canal de umidade da Amazônia. Mas será uma chuva mais forte do que as que nós estávamos tendo”, explicou.
O calor e a baixa umidade tem sido causados, de acordo com Helena, por um sistema de alta pressão, que impede a formação de chuvas. “Ás vezes acontece de atuar uma alta pressão e ela forma um bloqueio para as frentes frias entrarem e para essa umidade que vem da Amazônia também entrar”, explicou sobre o fenômeno.
O sábado (18) deve repetir as condições de hoje. De acordo com o CGE, a umidade deve ficar abaixo dos 30% e a temperatura pode superar os 35ºC.
Juiz de Ji-Paraná reforça compromisso ambiental com o CIMCERO
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Sesc Rondônia recebe menção honrosa por Projeto Sustentável de Biodigestor
O Serviço Social do Comércio em Rondônia (Sesc) recebeu mais um importante reconhecimento pela inovação e compromisso com a sustentabilidade. A inst
No último domingo (15), quase 600 mil filhotes de quelônios foram soltos às margens do rio Guaporé, entre os municípios de São Francisco do Guaporé
Idesc promove conferência sobre meio ambiente urbano
Visando a enriquecer a V Conferência Nacional do Meio Ambiente com debates e propostas sobre as áreas urbanas e as alterações climáticas decorrentes