Quinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

São Paulo tem dia de temperaturas recordes


Daniel Mello
Agência Brasil

A cidade de São Paulo registrou hoje (17) temperatura recorde. Por volta das 14h os termômetros da Estação Meteorológica Jaçanã/Tremembé, na zona norte, marcaram 39,3 graus Celsius (ºC). Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), é a maior temperatura desde o começo das medições, em 2000. O recorde anterior ocorreu em 2006, quando foram registrados 39,2ºC.

Na Estação do Mirante de Santana, também na zona norte, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)  aferiu a maior temperatura dos últimos 71 anos, quando começaram as medições (37,8°C). O recorde anterior foi em janeiro de 1999, quando os termômetros da estação marcaram 37ºC.

O ar seco dos últimos dias tem aumentado sensação de desconforto. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil chegou a decretar estado de atenção das 12h55 as 15h15, quando a umidade ficou abaixo dos 30%.

Segundo ao meteorologista do Inmet, Helena Turon, o calor deve continuar até domingo (19). “Domingo vai ficar mais quente ainda”, disse a especialista. No entanto, durante a noite, a chegada de uma frente fria deve aliviar a temperatura e aumentar a umidade do ar. “Com a aproximação da frente fria, no domingo, chove. Na segunda-feira também estamos esperando chuva. Não será uma chuva como a gente tem quando vem aquele canal de umidade da Amazônia. Mas será uma chuva mais forte do que as que nós estávamos tendo”, explicou.

O calor e a baixa umidade tem sido causados, de acordo com Helena, por um sistema de alta pressão, que impede a formação de chuvas. “Ás vezes acontece de atuar uma alta pressão e ela forma um bloqueio para as frentes frias entrarem e para essa umidade que vem da Amazônia também entrar”, explicou sobre o fenômeno.

O sábado (18) deve repetir as condições de hoje. De acordo com o CGE, a umidade deve ficar abaixo dos 30% e a temperatura pode superar os 35ºC.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

Governador Coronel Marcos Rocha convoca comitê e discutiu ações contra os impactos das mudanças climáticas em Rondônia

O governador de Rondônia coronel Marcos Rocha conduziu, nesta segunda-feira (19), uma reunião com representantes do Comitê Gestor de Enfrentamento à

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Governo de RO realiza plano de manejo de controle do Pirarucu na Resex de Pedras Negras, em São Francisco do Guaporé

Com o intuito de apresentar soluções para um problema ambiental e possibilitar a geração de renda extra às comunidades e extrativistas, o governo de

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

Operação Dominância combate garimpo ilegal na Floresta Nacional do Bom Futuro e Parque nacional Mapinguari

No dia 17 de fevereiro de 2025, uma equipe da Polícia Militar Ambiental, composta pelas unidades de Vilhena e Guajará-Mirim, participou de uma missã

Gente de Opinião Quinta-feira, 6 de março de 2025 | Porto Velho (RO)