Sexta-feira, 4 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Secretário pede ajuda da população para manter cidade limpa


O titular da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) Waldison Pinheiro pede a colaboração da população para manter a cidade limpa e ao mesmo tempo lamenta o fato de muitos moradores jogarem lixo nas ruas, atraindo insetos nocivos à saúde pública.
 
O secretário citou o que vem ocorrendo na região do Cai n'Água, bairro Triângulo, onde moradores, proprietários de açougue e de peixarias jogam ossos e restos de peixes sem os devidos cuidados, no contêiner que serve como depósito de lixo para os feirantes que trabalham no Mercado do Peixe.
 
Pinheiro explica que o lixo do contêiner é recolhido diariamente (todas as manhãs), mas caminhões e caminhonetes vindos até de outras regiões da cidade jogam ossos e peixes podres no local. "Esse material deve ser colocado em sacos de lixo devidamente vedados", orienta. Caso alguém tenha dificuldade em conseguir os sacos para depositar o lixo, a Semusp pode fornecer, acrescenta.
 
O secretário disse que é preciso conscientização por parte de toda a comunidade para ajudar a prefeitura a manter a cidade limpa. "São os próprios moradores que sofrem as conseqüências quando lixo é jogado na rua ou depositado na lixeira sem os devidos cuidados", enfatiza Waldison Pinheiro.
 
Ele revela que já conversou com os donos de bancas do Marcado do Peixe e também acionou os fiscais. "Se for o caso, vamos notificar e multar os infratores. Se persistir o problema, poderemos retirar o contêiner do local e implantar um serviço diferenciado para coleta dos resíduos produzidos no mercado".
 
Pinheiro afirma que não há motivo para a população jogar lixo na rua, pois o calendário de coleta elaborado pela prefeitura está sendo cumprido rigorosamente. No bairro Triângulo, por exemplo, o caminhão passa recolhendo o lixo toda terça, quinta-feira e no sábado.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 4 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rio Madeira registra 16,60 metros e se aproxima da cota de inundação

Rio Madeira registra 16,60 metros e se aproxima da cota de inundação

Na manhã desta terça-feira (1º), o rio Madeira atingiu a marca de 16,60 metros em seu nível, apresentando uma elevação de 7 centímetros durante a madr

História do movimento de permacultura em Rondônia será contada em documentário contemplado com a Lei Paulo Gustavo

História do movimento de permacultura em Rondônia será contada em documentário contemplado com a Lei Paulo Gustavo

O movimento chamado Projeto Terra Cura que há quase nove anos desenvolve atividades de educação ambiental no âmbito da permacultura (cultura da per

Atuação do MPF garante sinalização com informações para preservação da Estação Ecológica Cuniã em Rondônia

Atuação do MPF garante sinalização com informações para preservação da Estação Ecológica Cuniã em Rondônia

Em cumprimento a um acordo celebrado entre o Ministério Público Federal (MPF) e o município de Porto Velho (RO) , a prefeitura informou à Justiça F

Gente de Opinião Sexta-feira, 4 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)