Terça-feira, 22 de novembro de 2011 - 06h09
A recepção das imagens pela a secretária de Meio Ambiente do Estado, Nanci Maria Rodrigues da Silva será a partir das 16h, na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e contará com a presença de outras autoridades e representantes das empresas.
Trata-se da primeira compra de imagens de satélite de alta precisão feita pelo Estado, o que permitirá que elas sejam utilizadas para uma ampla gama de aplicações na área de meio ambiente, tais como prevenção e combate ao desmatamento e degradação florestal, planejamento ambiental, Cadastro Ambiental Rural (CAR), assim como atualização de base cartográfica na escala de 1:25.000.
O Estado poderá assim ter um acompanhamento mais detalhado e preciso do uso e ocupação do seu território. Equivalente a 0,5 Terabyte de espaço, as imagens com 2,5 metros de resolução foram captadas pelo satélite SPOT5, bem como algumas com 10 metros, que foram colhidas entre janeiro de 2010 e agosto de 2011.
“As imagens com de alta precisão permitirão um acompanhamento mais detalhado do uso e ocupação do território, com foco na preservação ambiental e na regularização das propriedades rurais, explicou a secretária da Sedam.
Os dados do mapeamento estarão acessíveis via internet por meio do Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (SIMLAM) e estarão disponíveis para consulta por toda a administração estadual e municipal, além de universidades, centros de pesquisa, ONGs e Ministério Público.
Uma das metas do Estado é acelerar o processo de adesão ao Cadastro Ambiental Rural e, com isso, promover uma gestão florestal sustentável. Atualmente, Rondônia possui 187 propriedades monitoradas, o que corresponde a uma área pouco maior que 37 mil hectares.
Para se ter uma ideia, o Estado do Pará, o mais avançado no que diz respeito ao CAR, conta hoje com 42.938 imóveis rurais monitorados. Já o Mato Grosso possui quase 30 mil propriedades cadastradas. Ambos os estados já fazem uso de imagens do satélite SPOT5 e do sistema desenvolvido pela Tecnomapas para elaboração do CAR.
Fonte: Decom
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro