Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sedam apresenta propostas de Plano de Resíduos Sólidos


A SEDAM desde o segundo semestre de 2013 vem desenvolvendo o Plano Estadual de Resíduos Sólidos de Rondônia-PERS-RO. O projeto está na fase final de diagnose.

Nestes dias 19 e 23 de Setembro serão realizadas as Oficinas Públicas de apresentação e discussão do diagnóstico e das propostas preliminares de regionalização da gestão dos resíduos no estado.

As oficinas serão direcionadas a gestores municipais, estaduais, técnicos de órgãos ambientais e afins e interessados.

No dia 19 é a vez de Cacoal receber no auditório da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Rua da Universidade nº 920, Jardim Parque São Pedro II, os representantes de 32 municípios: Alvorada D'oeste, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Teixeirópolis, Urupá, Vale do Paraíso, Presidente Médici, Alta Floresta D'oeste, Alto Alegre dos Parecis, Costa Marques, Nova Brasilândia D'oeste, Novo Horizonte do Oeste, Parecis, Primavera de Rondônia, Santa Luzia D'oeste, São Felipe D'oeste, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Castanheiras, Espigão D'oeste, Ministro Andreazza, Pimenta Bueno, Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara e Pimenteiras do Oeste.

No dia 23, a Oficina será em Porto Velho no auditório da Escola de Ensino Médio e Fundamental Major Guapindaia, na rua Padre Chiquinho, 2331 - Bairro São João Bosco e reunirá participantes de 17 municípios: Nova Mamoré, Guajará Mirim, Candeias do Jamari, Itapoã do Oeste, Cujubim, Buritis, Rio Crespo, Ariquemes, Campo Novo de Rondônia, Monte Negro, Alto Paraíso, Cacaulândia, Gov. Jorge Teixeira, Theobroma, Vale do Anari, Machadinho do Oeste além da capital Porto Velho.

Em ambas as reuniões serão abordadas as questões mais relevantes relativas à gestão de Resíduos Sólidos nos municípios bem como as possibilidades de gestão consorciada, especialmente as relacionadas à construção e operação de aterros sanitários intermunicipais.

Apesar dos esforços do Governo Estado através da SEDAM, nos últimos anos Rondônia ainda carece de infraestrutura básica para a gestão sustentável de resíduos e para a destinação final dos mesmos. A grande maioria dos municípios ainda não desativou seus “lixões” e ainda dispõem os rejeitos de forma inadequada. Poucas cidades já implementaram a coleta seletiva bem como não existe no estado um sistema organizado de logística reversa.

A alternativa de gestão associada intermunicipal se apresenta como uma solução para boa parte dos problemas existentes. O Governo do Estado de Rondônia, fomentando o debate através do PERS-RO, tem a intenção de apoiar estas iniciativas com vistas a alcançar a médio prazo as metas de redução na geração de resíduos, a reutilização de materiais, reciclagem, geração de energia, tratamento adequado e disposição final ambientalmente correta dos rejeitos.

As Oficinas serão realizadas em dois períodos, sendo das 08h às 12h e à tarde das 14h às 18 horas.

Informações adicionais com a SEDAM nos fones: (69)3216-1057 ou (69)3216-1078 e junto à DRZ-Geotecnologia e Consultoria no fone (43)3026-1718.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho

Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade

Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira

Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)