Domingo, 28 de outubro de 2007 - 22h32
Daniel Panobianco - Desta vez o secretário responsável pela SEDAM terá que arrumar uma boa desculpa ou dar mais um de seus xiliques frente às câmeras para distorcer a afirmação do Ministro Nélson Jobim, que veio em boa hora visitar a fronteira de Rondônia com a Bolívia, para depois, através de dados da imprensa e de papéis timbrados, não desconfiar dos números alarmantes do desmatamento no Estado.
Segue abaixo, o comentário do Ministro dizendo a impressão do que viu em Rondônia durante sua visita.
"Desmatamento Escandaloso"
O aumento do desmatamento parece pegar de surpresa alguns setores do governo. Em visita à Rondônia na semana passada, o ministro Nélson Jobim (Defesa), após percorrer e sobrevoar regiões de fronteira com a Bolívia ao lado dos comandantes do 6º Batalhão de Infantaria de Selva, classificou de "escandaloso" o desmatamento que viu com os próprios olhos: "Eu achava que era exagero da mídia, mas não imaginava ver o que vi. Há um completo desconhecimento no resto do país sobre o que está acontecendo em Rondônia", disse.
De volta à Brasília, Jobim anunciou que vai elaborar um relatório sobre o que viu na Amazônia. O documento trará uma série de sugestões que, promete, serão entregues pessoalmente à colega Marina Silva (Meio Ambiente) e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva: "O Estado tem de ocupar o seu espaço para eliminar o vazio de poder que existe na Amazônia", avalia o ministro, que pretende contar com a ajuda das Forças Armadas.
Enquanto isso aqui em Rondônia, diretores da SEDAM dão à louca na mídia batendo a mão na mesa contestando dados, cujos números são visíveis até para cegos.
Se o aumento de 600% é em um ponto localizado ou não, isso não importa, a verdade é que os centros de pesquisa e o governo, que julgam ser defensores do meio ambiente no Estado perderam o controle do desmatamento faz é tempo.
Dados: INPE - IBAMA - BBC
Fonte: De olho no tempo
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro