Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Sedam comemora resultados da operação nas cachoeiras


Com o término do período da estiagem, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) concluiu com êxito a operação nas cachoeiras de Santo Antônio e Teotônio. "O objetivo de preservar os peixes, o rio e a vida foram alcançados", analisa o secretário da Sedam, Augustinho Pastore, acrescentando que "a Portaria conseguiu cumprir a meta principal de preservar a reprodução dos peixes, manter naquela área o rio limpo e evitar mortes". Dados mostram que de 2002 a 2006 cerca de 80 pessoas morreram nas cachoeiras. Em 2007, com a ação de fiscalização do órgão ambiental não se registrou nenhuma morte nas áreas das cachoeiras.

A pesca predatória que ocorria todos os anos foi combatida pela fiscalização 24 horas, durante dois meses, com o apoio da Policia Ambiental, Civil, Federal e Marinha, ocasionando em apreensão de 36 tarrafas (apetrecho proibido na pesca), 25 malhadeiras, seis caixas de isopor, 14 molinetes, um barco, um motor de 25 HP, 13 carretilhas, três coletes salva-vidas, dois remos de alumínio, quatro caixas para acessórios de pesca, uma caixa de ferramentas, uma bolsa para acessórios de pesca, uma geleira, um balde, um galão, três iscas artificiais, 40 anzóis, além de 2.193 quilos de pescado, registrando um total de 15 ocorrências, sendo 8 administrativas e 7 criminais.

De acordo com Augustinho Pastore a campanha educativa obteve também bons resultados, o rio que em anos anterioes recebia grandes quantidades de lixo, no período da operação, manteve-se limpo.

A pesca é proibida no período da piracema nas cachoeiras a distância de 200 metros à montante e à jusante (acima e abaixo da queda d'água) pela lei federal e Portaria Estadual Nº156 e segundo Pastore a Operação continuará neste ano.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoDomingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

Abril Verde 2025: MPT-RO/AC abrirá campanha com mostra visual sobre mudanças climáticas e riscos no trabalho

O Ministério Público do Trabalho em Rondônia e Acre (MPT-RO/AC) abrirá oficialmente a campanha “Abril Verde 2025” com a inauguração da mostra visual

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

Com 16,71 metros, rio Madeira se mantém estável, mas perto da cota de inundação

O rio Madeira registrou, na manhã desta segunda-feira (7), o nível de 16,71 metros, indicando estabilidade em seu volume de água durante o final de se

Gente de Opinião Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)