Quinta-feira, 24 de abril de 2008 - 16h44
A decisão foi acatada na reunião realizada na última semana pelo Conselho Estadual de Políticas Ambientais (Consepa), em que participaram a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Ibama, Fiero, Seapes, Ministério Público, Delegacia Ambiental e Policia Florestal. A minuta da resolução surgiu para unificar um modelo para o setor florestal pelo nome de espécies de árvores comerciais; sistema de medição de madeiras em tora e critérios de abertura de novas empresas e depósitos. A intenção é aperfeiçoar o trabalho e acabar com as dissensões relacionadas ao procedimento dos órgãos na atividade florestal.
De acordo com o presidente do Consepa e secretário da Sedam, Cletho Muniz de Brito, um dos critérios que será usado após aprovação da resolução, é relativo à origem da madeira. "Serão padronizados os nomes vulgares e científicos das essências florestais pela Sedam e Ibama". Brito disse ainda que o método de cubagem dos órgãos que unifica o sistema de medição vai conter os ocos e os defeitos da madeira.
A normatização agora prevê que todos os empresários comprovem o lugar de origem da retirada da madeira, conhecido como, Plano Integrado Floresta Indústria (PIFI).
A resolução aprovada diz que a Guia Florestal GF-1 (para transporte de toras) só será emitida com percurso, no máximo, num raio de 250 km do ponto de extração da madeira.
Segundo Brito, os órgãos marcaram nova reunião para o dia 30 e os assuntos principais abordados são doação da material apreendido e metodologia da madeira cerrada.
Fonte: Decom
Rondônia é líder em controle de desmatamento na Amazônia Legal, destaca Ministério do Meio Ambiente
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Governo Federal, publicou nesta semana levantamento que mostra os índices de desmatamento em to
Operação “Silentium et Pax” do Batalhão de Polícia Ambiental reprime poluição sonora em Porto Velho
Em uma ação estratégica para garantir o sossego e a qualidade de vida da população, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) deu andamento à Operação “
Cremero implanta práticas internas entre colaboradores para incentivar a sustentabilidade
Como órgão público, é dever garantir que as atividades e decisões impactem positivamente a sociedade e o meio ambiente. Esta é uma das premissas que
Porto de Porto Velho faz reconhecimento de pontos críticos no Rio Madeira
Com o objetivo de fazer o reconhecimento visual de pontos críticos do Rio Madeira, a diretoria do da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Ro